Bem Vindo
Rota do Cambuci

10ª edição da Rota Gastronômica do Cambuci é celebrada em Parelheiros

Evento enaltece a gastronomia e a cultura regional

17/12/2019 14h39
Por: Mateus Pereira
1.124
Imagem: Banco de dados do Google
Imagem: Banco de dados do Google

No dia 09 de novembro, a tradicional Rota do Cambuci esteve em Parelheiros. O evento está em sua 10ª edição e foi celebrado na praça Júlio César de Campos, no centro do bairro. Na ocasião estiveram presentes produtores de São Lourenço da Serra, Bertioga, Salesópolis, Embu-Guaçu, Paranapiacaba e São Paulo. Durante o encontro, outras iniciativas foram realizadas, como oficinas, palestras, intervenções artísticas e a comercialização de diversos produtos derivados do Cambuci.

A Rota Cultural e Gastronômica do Cambuci é uma iniciativa do Instituto Auá, em parceria com uma dezena de localidades, dentre elas alguns municípios vizinhos.

A ideia central do evento surgiu em 2008, a partir do sonho de resgatar o cultivo e o uso culinário desta fruta, que é nativa da Mata Atlântica, mas estava caindo no esquecimento. Então, nesse ano foi realizado o 1º Workshop sobre o Cambuci em Paraibuna e resultou na formação de um grupo de trabalho integrado por Paraibuna, Salesópolis, Rio Grande da Serra, Santo André (Paranapiacaba) e Natividade da Serra, além do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar e da Reserva da RBCV - Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. Desde então, o ideal de promover as potencialidades do fruto por meio de um roteiro gastronômico, turístico e cultural foi fortalecido, passando a incluir novos municípios parceiros a cada ano.

Atualmente, a organização do evento desenvolve ações em três frentes: o Festival Gastronômico, que promove a cultura local e os produtos do Cambuci; o Arranjo Produtivo, que visa unir produção, processamento e comercialização do fruto, gerando renda aos produtores familiares; e o Roteiro Turístico, envolvendo a experiência de turismo associada à história e cultura do Cambuci por meio de atrativos diferenciados em cada cidade.

Mais do que um roteiro de festivais, a Rota Gastronômica do Cambuci é uma estratégia de conservação da Mata Atlântica unida à produção familiar em bases agroecológicas, além de promover o cultivo e a comercialização do fruto de forma sustentável. E com isso é também um importante alternativa de desenvolvimento para os municípios envolvidos.

Curiosidades do Cambuci

O Cambuci, fruto derivado do Cambucizeiro – árvore genuinamente brasileira e típica da Mata Atlântica – está presente principalmente na região Sudeste, entre Rio de Janeiro e São Paulo. A fruta amadurece normalmente de janeiro a abril e possui grande valor ambiental e econômico, pois, além de garantir a alimentação de animais, o fruto é comercializado e serve como fonte de renda para várias famílias. Sem contar o valor nutricional que ela tem. e pode ser consumida in natura ou utilizada no preparo de geleias, mousses, sucos, sorvetes ou até de bebidas alcoólicas, como a famosa “cachaça de cambuci”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 17h59
20°
Céu encoberto Máxima: 24° - Mínima: 17°
20°

Sensação

22 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Municípios
Expediente
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Expediente
Editais