Bem Vindo
Gastronomia

X Festival da Rota do Cambuci de Parelheiros

X Festival da Rota do Cambuci de Parelheiros

23/10/2018 16h07
Por: Paloma Patrocínio
1.006
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A região de Parelheiros e Marsilac chega a sua decima edição da Rota do Cambuci no território. A Prefeitura Regional juntamente com a Amteci-Pa convidam todos à participar do X Festival da Rota Gastronômica do Cambuci - Parelheiros inserida no Polo de Ecoturismo da cidade de São Paulo.

 

Integrar a Rota do Cambuci significa se tornar um elo nesta rede pela proteção da fruta símbolo da Mata Atlântica - ajudando a recuperar a mata nativa e a manter a floresta de pé

 

  

A Rota do Cambuci será comemorar no próximo dia 10/11 das 10h às 22h, na Praça de Parelheiros, o sucesso de uma iniciativa que combina festivais gastronômicos, arranjo produtivo sustentável, roteiros turísticos, rede de pesquisadores sem falar do fomento ao ecoturismo empregado diretamente em sua gastronomia. 

 

Representando uma grande oportunidade para o resgate da cultura em torno do fruto nativo, a produção agroecológica e o comércio justo. Resgatar o cultivo e o consumo do Cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica, como estratégia de conservação das matas e geração de renda para os produtores da região da Serra do Mar Paulista é o grande objetivo da Rota Gastronômica. Para isso, são realizados festivais associados a atividades culturais, turísticas e de lazer nas cidades. Além disso, a Rota promove a organização dos produtores e diversificação de cultivos com geração de renda. Os mesmos parceiros participam também de um Roteiro Turístico que trabalha de forma integrada o potencial dos atrativos locais relacionados ao Cambuci.

 

Desde 2008, a partir do mês de março, empreendedores locais em conjunto com os produtores da Rota Gastronômica do Cambuci de Parelheiros, Bertioga, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Paranapiacaba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, e do Bairro do Cambuci/SP, Caraguatatuba e são Bernardo do Campo,  organizam essa feira gastronômica na cidade de São Paulo para apresentar um pouco da cultura de cada região e as diversas comidas e bebidas produzidas com o Cambuci e demais frutos nativos da Mata Atlântica:  geleias, doces, sorvetes, bolos, compotas, antepastos, queijos, temperos e bebidas (chás, sucos, cervejas, cachaças e licores) são alguns dos produtos artesanais ofertados.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

10:30hs - 19:00hs  - Abertura do Festival

  • Com expositores da Rota Gastronômica do Cambuci de Parelheiros, Bertioga, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Paranapiacaba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, e do Bairro do Cambuci/SP, Caraguatatuba e são Bernardo do Campo 

 11:00hs - 17:00hs - Palestras 

  • 11:00 - Apresentação do projeto Rota do Cambuci e seus objetivos - com Gabriel Menezes - Presidente do Instituto AUA

  • 13:00 - Biodiversidade e Identidade da mata Atlântica e sua importância - com Nilson Maximo Representante de São Lorenço da Serra (Rancho Inhame Bravo)

  • 17:00 - Brincando com as frutas nativas da mata Atlântica, Suco Detox de Cambuci e  Mix de Cambuci com Juçara - Com Beth Sá , do Recanto Magini Parelheiros SP

19:00hs - 22:00hs  Sarauê Apresenta:

  • Apresentação da "Cia de Arte e Dança Negra Oju Orum";

  • Lançamento do livro "Sensualidade de Fino Trato" de Tula Pilar;

  • Lançamento dos zines "Afronte" de Deusa Poetisa, e "Dengosa" de Aline Anaya;

  • Pocket show de Luana Bayô!

ROTA DO CAMBUCI – PARELHEIROS

Dia 10 de Novembro - sábado – 10h às 22h

Local: Praça de Parelheiros

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 17h59
20°
Céu encoberto Máxima: 24° - Mínima: 17°
20°

Sensação

22 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Municípios
Expediente
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Expediente
Editais