Bem Vindo
Saúde

Começou a Campanha 'Junho Vermelho' estimulando a doação de sangue

A sua doação salva vidas, os bancos de sangue precisa urgentemente de doadores, pois os seus estoques estão comprometidos

02/06/2018 15h40
Por: Vagner Fernandes
Fonte: Fundação Pró Sangue
860

Na sexta-feira, 01 de junho o movimento "Eu Dou Sangue" iniciou a campanha "Junho Vermelho" por todo Brasil, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população da importância de doar sangue.

 

Em São Paulo, segundo informações da Fundação Pró-Sangue, temos registrado queda gradativa da coleta de sangue nas últimas semanas. Por conta disso, as reservas da Fundação encontram-se em níveis preocupantes. O estoque da Fundação está 70% abaixo do patamar desejado. Atualmente, os sangues A+ e B+ estão críticos, ou seja, em condições de abastecer os hospitais por apenas dois dias. Já os tipos O+ e O- e B- estão em emergência, isto é, garantem o abastecimento por um dia. Vale lembrar que a Pró-Sangue fornece sangue para mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo do Estado de São Paulo. Para que o sangue não venha a faltar para quem precisa, é fundamental o apoio da população. O ideal é que as pessoas venham doar sangue de segunda a sexta, pois o tempo de atendimento é menor.

 

Pesquisa realizada no ano passado, encomendada pelo movimento, em parceria com o Instituto Datafolha, indica que o brasileiro não costuma doar sangue: cerca de 92% dos entrevistados declararam que não participaram de doações nos últimos 12 meses.

 

"O Junho Vermelho surgiu para alertar os brasileiros de que sangue não se compra, não se fabrica e que qualquer pessoa a qualquer momento pode precisar dele", ressalta Diana Berezin, uma das criadoras do Movimento.

 

Em São Paulo, por exemplo, diversos locais já aderiram, como a Fonte Elo do Parque do Ibirapuera, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo e o Banco Daycoval os quais serão iluminado com a cor vermelha, mas o que irá fazer a diferença nesta campanha será a sua participação efetivamente.

Onde doar:

 

Para saber onde há bancos de sangue, o doador pode acessar o site do Movimento Eu Dou Sangue, na aba de "Onde doar", pelo http://www.eudousangue.com.br/onde-doar/

Basta comparecer, participar da entrevista feita no local e contribuir com a sua doação que salvará vidas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 22h44
19°
Chuva fraca Máxima: 25° - Mínima: 21°
19°

Sensação

13 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Anúncio
Editais