Bem Vindo
Saúde

Dia Mundial de Luta Contra AIDS será comemorado com diversas atividades

Confira o calendário das ações do Programa Municipal de DST/AIDS para 1º de dezembro

01/12/2017 16h21
Por: Redação
Fonte: Por: Tatiana Ferreira da Silva
812

 O Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, vai realizar uma série de atividades para celebrar o dia 1º de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial de Luta Contra AIDS.

 

         A campanha foi criada há exatos 30 anos, em 1987, durante a Assembleia Mundial de Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS), e teve apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades no Brasil começaram um ano depois, por meio de uma portaria do Ministro da Saúde.

 

         A cada ano, cidades do mundo todo realizam ações sobre o tema, como a iluminação de pontos tradicionais com a luz vermelha, testagem gratuita de HIV e orientação com profissionais da saúde e agentes de prevenção.

 

         Em 2017, na capital paulista, o destaque será a instalação de um gigante laço vermelho, símbolo da campanha, e que também tem as cores de São Paulo (vermelho, preto e branco), no prédio da Câmara Municipal de Vereadores, no Centro da cidade, onde permanecerá até o próximo domingo (3).

 

         As atividades referentes ao 1º de dezembro já começaram e seguem até domingo (3). Nesta semana haverá a realização de testes rápidos e gratuitos de HIV por toda a capital.

 

         “A unidade móvel e o trailer do PM DST/AIDS também estarão junto aos serviços especializados neste período para oferta de testes, além de distribuir gratuitamente camisinhas masculinas e femininas e gel lubrificante”, conta Adriano Queiroz, consultor técnico de prevenção do programa.

 

        

dos estarão no Vale do Anhangabaú realizando testes para detecção do HIV até às 16hs, com distribuição de insumos de prevenção.

         Acontecerá também, no vão livre do MASP, uma ação de testagem rápida e gratuita de HIV realizada pelo Programa Estadual de IST/AIDS em parceria com o PM DST/AIDS.  Os trabalhos acontecem o dia inteiro, das 10h às 22h.

 

         Ainda no dia 1º está previsto que os relógios de rua da capital exibam mensagem para informar aos paulistanos sobre a campanha. Os prédios dos hospitais municipais também estarão iluminados de vermelho em alusão à data. 

         Além disso, no final da sexta-feira, a partir das 20h, o painel digital da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na avenida Paulista, exibirá laços vermelhos, que são o símbolo do enfrentamento contra AIDS.

 

Parceria com universidades

         Por conta da campanha do dia 1º de dezembro, alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda de quatro universidades tiveram um desafio especial neste semestre: produzir peças publicitárias com temas de saúde pública. A iniciativa é fruto da parceria entre o Programa Municipal de DST/AIDS e a Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU)/ FIAM-FAAM, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), FVG Strong e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

         Os temas sugeridos foram prevenção combinada, camisinha, PEP e testagem. Após quase cinco meses de empenho, os jovens tiveram a oportunidade de apresentar os resultados a representantes do programa municipal.

 

         “Foi muito interessante ver o olhar deles sobre os assuntos, principalmente porque a grande maioria faz parte do público-alvo das nossas campanhas de prevenção”, conta Queiroz. “Gostamos muito da criatividade e da forma inovadora que eles sugeriram as abordagens”, completa.

 

         A campanha se encerra no domingo com as unidades móveis ofertando testes rápidos na região da Paulista, na esquina das ruas Peixoto Gomide e Augusta e no largo do Arouche, em parceria com o Programa Estadual de DST/AIDS.

 

 

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 21h45
20°
Chuva forte Máxima: 25° - Mínima: 21°
20°

Sensação

11 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Anúncio
Editais