Bem Vindo
Saúde

COORDENADORIA SUL PROMOVE PRIMEIRA EDIÇÃO REGIONAL DO OUTUBRO ROSA

Evento acontece na Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro, e reúne profissionais de saúde de seis distritos administrativos da Zona Sul

04/10/2017 16h50
Por: Redação
778

No próximo dia 9 de outubro, das 9h às 16h, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul, em parceria com a Prefeitura Regional de Santo Amaro e outros apoiadores, irá promover um evento especial em comemoração ao Outubro Rosa na Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro. A ideia é sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama – uma doença que ainda mata muitas mulheres no Brasil e no mundo.

 

Durante todo o dia serão ofertadas várias atrações gratuitas à população, tais como: orientações sobre prevenção do câncer de mama e do colo uterino e explicações sobre a relação entre câncer de mama/câncer bucal/tabagismo. As mulheres também poderão manusear, apalpar e sentir as estruturas de moldes de mamas para aprender a fazer na prática o autoexame e identificar a consistência de nódulos. Além disso, os profissionais de saúde irão tirar dúvidas da população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

 

A exposição “Corpos das Penhas” – do Centro de Defesa e Convivência da Mulher Mulheres Vivas – servirá de mote para discutir assuntos como a violência e a participação da mulher na sociedade. Mas não é só. Oficina de amarrações e turbantes, atividades físicas e artísticas integrarão o cardápio do evento. O Instituto de Responsabilidade Social CEJAM realizará aferição de pressão arterial e teste rápido de glicemia capilar.

 

O Outubro Rosa da Região Sul conta com apoio da CET, GCM, Sabesp, Centro de Cidadania LGBT, CRAS Santo Amaro, Centro de Defesa e Convivência da Mulher – Mulheres Vivas, dos projetos Mamas do Amor e Amor em Mechas, do Instituto Embelleze e das Organizações Sociais de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF), Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" - CEJAM, Associação Comunitária Monte Azul, Associação Congregação de Santa Catarina e Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

 

Campanha de arrecadação de mechas

 

Uma parceria com o Instituto Embelleze dará direito a um corte de cabelo gratuito. Os interessados poderão doar as mechas para que o projeto Amor em Mechas possa confeccionar perucas que serão doadas para pessoas que estão em tratamento quimioterápico. Para doar é simples: o cabelo deve medir, no mínimo, 15 cm; pode até ter química, mas precisa estar limpo e seco.


Quem já tiver feito o corte e ainda tiver as mechas guardadas poderá fazer sua doação depositando os cabelos na urna do projeto que ficará disponível no local durante todo o horário do evento.

 

Programação das Unidades

 

Ao longo de todo o mês, as unidades de saúde de Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Santo Amaro, M’boi Mirim e Parelheiros, que fazem parte da área de abrangência da CRS Sul, desenvolverão com a comunidade local atividades educativas, tais como palestras, rodas de conversa, intervenções em sala de espera, etc., para alertar sobre os riscos da doença e a importância da prevenção.

 

Outubro Rosa

 

A campanha mundial nasceu em 1990, com a realização da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque. Mas somente em 1997 foram elaboradas iniciativas voltadas à prevenção. No Brasil, a primeira ação pública foi realizada em 2002 em São Paulo, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como “Obelisco do Ibirapuera”) foi iluminado na cor rosa pela primeira vez, durante todo o mês de outubro. 


Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois o de pele não melanoma, respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. Vale lembrar que apesar de raro, o câncer de mama também acomete os homens, representando apenas 1% do total de casos da doença.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 11h32
17°
Chuvisco Máxima: 23° - Mínima: 16°
17°

Sensação

19 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Municípios
Expediente
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Expediente
Editais