Bem Vindo
Ecoturismo

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR MANTÉM ESPÉCIE DE BANANA DO TIPO SELVAGEM

Diferente da banana comum, o fruto possui pouca polpa e grande quantidade sementes

04/06/2018 15h06
Por: Redação
7

A banana comprada atualmente nos supermercados está longe de ser um produto totalmente natural, já que as variedades atuais são fruto de seleção artificial realizada por agricultores ao longo de milhares de anos. 

 

Mas o que poucos sabem é que as espécies selvagens de banana apresentam uma grande quantidade de sementes que ocupam grande parte do fruto, não restando muita polpa para ser consumida, o que a torna muito menos atrativa para o consumidor, e consequentemente para o comércio. Por conta disso, ao longo de milhares de anos, agricultores selecionaram variedades de bananas que se desenvolvem através de brotos de seu caule subterrâneo (rizoma), dispensando as sementes para sua reprodução. Sendo assim, as variedades de banana comercializadas atualmente são frutos partenocárpicos e não apresentam sementes, apenas pequenos “pontinhos” pretos em seu interior, que são na verdade óvulos não fecundados da flor que origina o fruto.

 

Uma dessas variedades selvagens de bananeira, que comportam sementes no interior dos frutos, pode ser encontrada na Mata Atlântica de São Paulo, no Núcleo Curucutu do Parque estadual da Serra do Mar. A bananeira exótica se diferencia das variedades conhecidas por ter suas brácteas (popularmente conhecidas por formar o “coração”) rosadas e frutos pequenos e cheios de sementes escuras e duras. Suas folhas também são sutilmente mais estreitas e a planta em si apresenta um porte um pouco menor.

 

Mesmo sendo considerada uma espécie invasora na Mata Atlântica, a banana com sementes encontrada no parque serve de alimento para diversos animais que ali vivem, principalmente aves e insetos que, ao se alimentarem do néctar da flor, ajudam no processo de polinização e consequente formação das sementes, garantindo a propagação da planta naquela área.

 

Origem da banana
A Bananeira (Musa spp.) é uma planta de origem asiática cultivada em várias partes do mundo, sendo seu fruto apreciado por seu sabor característico e por seu grande valor nutricional, uma vez que é rico em potássio, cálcio, ferro e diversas vitaminas.

 

(banana selvagem com sementes)

Banana Selvagem
 
Banana Selvagem
 
Banana Selvagem
 
Banana Selvagem
 
Banana Selvagem
 
Banana Selvagem
 
 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 15h27
27°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 19°
28°

Sensação

11 km/h

Vento

54%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Anúncio
Editais