Bem Vindo
Ecoturismo

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PROTEGEM OS PATRIMÔNIOS NATURAIS DA REGIÃO

Espaços territoriais protegidos tem grande papel na preservação de mananciais e trechos de Mata Atlântica no extremo sul da capital

28/03/2018 15h11
Por: Redação
8

Considerada como área de mananciais, o extremo sul da capital abriga duas das principais represas fornecedoras de água do estado de São Paulo: a Represa Billings e a Guarapiranga, que juntas fornecem água para mais de 6,5 milhões de moradores. Além disso, a região mantém um dos maiores trechos remanescentes de Mata Atlântica da cidade, onde situam-se os rios Capivari e Monos – últimos rios de água limpa de São Paulo.

 

E com tantos tesouros em meio a uma cidade poluída que já perdeu a maior parte de seu território natural para a urbanização, é um desafio preservar toda essa riqueza natural. É exatamente neste contexto que surgem as Unidades de Conservação: para proteger tudo aquilo que o homem por séculos vem destruindo, pois a perda da cobertura vegetal e o avanço das cidades, muitas vezes de forma irregular, causa também uma grande perda da biodiversidade local, que há décadas já vem sendo notada à medida que se torna possível perceber que animais muito comuns na região já não são vistos com tanta frequência.

 

Para lidar com o problema da degradação ambiental na região, o extremo sul da capital conta com várias unidades de conservação, que tem por objetivo manter esses espaços naturais, sendo as maiores delas o Parque Estadual da Serra do Mar, uma unidade de Proteção Integral, e as APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia, sendo estas últimas unidades de Uso Sustentável.

 

Parque estadual da Serra do Mar, criado em 1977, é a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil, conta com 332 mil hectares se estendendo para além das fronteiras da capital, abrangendo território de mais 24 municípios paulistas. Também é responsável por proteger grande biodiversidade vegetal, incluindo espécies conhecidas como o Manacá-da-Serra (Tibouchina mutabilis), a Palmeira-Juçara (Euterpe edulis) e o Cambuci (Campomanesia phaea), além de sua biodiversidade animal como a Cutia (Dasyprocta leporina), a Jararaca (Bothrops jararaca) e Anta (Tapirus terrestres). O parque, em seu núcleo Curucutu (que administra a área da capital), abriga trechos de rios, cachoeiras e trilhas para visitação, realizando atividades de pesquisa e educação ambiental.

 

APA Capivari-Monos, criada em 2001 com o intuito de proteger, além da biodiversidade, os rios que dão nome ao território, está presente nos arredores do distrito de Marsilac. Diversos atrativos turísticos e culturais estão à disposição da população, como aldeias indígenas Guarani, a Cratera de Colônia e a Cachoeira de Marsilac, onde é possível realizar diversas atividades em contato direto com a natureza, como rafting, boia-cross e rapel. Já a APA Bororé-Colônia, localizada entre os distritos de Capela do Socorro e Parelheiros, foi criada em 2006 para proteger além da diversidade biológica, os recursos hídricos e patrimônios históricos da região, uma vez que essa área sempre esteve ameaçada pelo crescimento desordenado da população nos arredores da represa Billings. Além do turismo ecológico e das atividades recreativas realizadas na represa, o cicloturismo também é uma atividade incentivada na região e praticada por muitos amantes do esporte.

 

É de grande importância que a comunidade esteja em constante harmonia com o ambiente ao seu redor, respeitando o espaço e todos aqueles que o dividem, podendo usufruir de forma consciente de tudo aquilo que a natureza pode proporcionar. E é por meio das unidades de conservação, sua legislação vigente e apoio e conscientização da população, que se torna possível manter preservado para a posteridade esse pedacinho de chão e tudo aquilo que ele tem a oferecer.

 

(Fotos retiradas do site do Parque Estadual da Serra do Mar de alguns animais e plantas da Mata Atlântica)

 

           

A-palmeira-juçara-viva-é-essencial-para-o-equilíbrio-da-Mata-Atlântica-foto-divulgação-FF-11
 
Anta-PESM
 
Manacá-da-serra-foto-Aline-Rezende1
 
Jararaca_Caetano2013.
 
Cambuci-Núcleo-Caraguatatuba-Por-Miguel-Nema
 
cutia_peia_por-miguel-nema
 
 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 15h59
27°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 19°
28°

Sensação

11 km/h

Vento

54%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Anúncio
Editais