Bem Vindo
Cultura

BATE-PAPO COM ALESSA MELO

BATE-PAPO COM ALESSA MELO

04/07/2017 13h06
Por: Paloma Patrocínio
952

Designer por formação, Alessa Melo, 27, atua também como Fotógrafa e faz parte dos bastidores do Sarau Sobrenome Liberdade, há pouco mais de 3 anos.

 

Em entrevista dada ao jornal Folha de Parelheiros, a jovem conta um pouco sobre a realização do Projeto Sou Minha, feito com 14 mulheres, no intuito de retratar a beleza natural de cada uma.

 

O projeto está atualmente em exposição gratuita no Centro Cultural Municipal do Grajaú – Palhaço Carequinha, até o dia 17 de julho. Para saber mais acesse o site oficial do Projeto http://www.alessamelo.com.br/sou-minha

 

 

P: Quando surgiu a ideia de fazer um ensaio fotográfico com mulheres?

R: O projeto já estava na minha cabeça há uns dois anos. Daí eu publiquei no face (sic) perguntando quem queria fazer um ensaio fotográfico de beleza natural, choveu gente.

 

P: Por que com mulheres e, em sua maioria, da periferia?

R: Quando eu passei a frequentar e fotografar o Sarau, eu comecei a ver uma realidade que não era minha porque eu não nasci na periferia. Sou branca do cabelo liso, então eu não sofro preconceito, exceto por ser mulher. Passei a notar a realidade de outras pessoas, que era diferente da minha, aprendi a ver e reconhecer os meus benefícios, e a olhar as outras pessoas com mais carinho e cuidado. O Projeto Sou Minha surgiu daí, do intuito de mostrar pras (sic) mulheres como elas são e que são perfeitas assim. A maioria mora na região do Grajau, mas teve mulheres do Taboão e do centro também. Teve nordestina, branca, preta, europeia, transexual, teve uma grande variedade e disso eu gostei muito (sic).

 

P: Como foi a sua experiência com essas mulheres?

R: No início do projeto, a ideia era só mostrar a elas o quanto elas eram bonitas. No entanto, conforme ia passando os ensaios, era um tapa atrás do outro, era cada história. A gente chorava juntas. A maioria sofreu algum tipo de trauma, depressão, ansiedade ou abuso. Você percebia que algumas se emocionavam muito quando contava certa parte da história. Sem contar o tanto de força que essas mulheres me deram. Hoje em dia eu fico chateada com alguma coisa, eu abro o projeto e de lá eu tiro (sic) sempre mais força.

 

P: Ao longo do processo, o que você pôde observar em cada história?

R: Eu pude observar traços iguais umas nas outras. Eu notei o poder delas, a determinação, e que todas são vitoriosas dentro da sua própria história. Todo mundo tem esses problemas; as mulheres, os homens, as crianças. Depois que a minha ficha caiu, eu percebi que o projeto Sou Minha pode ser para qualquer pessoa.

 

P: Quais serão os próximos passos do projeto?

R: A ideia era só fazer as fotos e pronto, mas a necessidade de discutir o poder do que é se achar bonita, se achar bela foi o que nos motivou levar adiante e fazer a exposição. Comecei a diagramar a revista do projeto, que depois vou disponibilizar para compra, e também tem um minidocumentário intitulado “O que é ser bonita”, que ainda não está disponível.  A ideia é começar a segunda edição ainda no início de julho.

 

P: Deseja deixar uma mensagem?

R: Sim, avisar a mulher que ela pode ser bonita e se reconhecer na própria história e nas próprias cicatrizes principalmente. Aprender a ouvir a si mesma, pois a partir do momento em que a gente envolve o pensamento do outro, a gente deixa de ser nossa, deixa de ouvir o nosso corpo e o que o nosso coração tem a dizer.

 

**O formato de entrevista escolhido é chamado pelos acadêmicos de “entrevista ping pong – perguntas e respostas”, que permite extrair na integra todas as informações ditas pelo entrevistado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 17h06
25°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 19°
25°

Sensação

24 km/h

Vento

65%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ayumi
Bobs
Editais
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Anúncio
Editais