Bem Vindo
Cultura

JOVEM INDÍGENA USA O RAP COMO OBJETO DE PROTESTO

Kunumi MC é considerado o compositor solo e o escritor mais novo dentro da literatura nativa no país

30/06/2016 13h10
Por: Paloma Patrocínio
841

Mundialmente conhecido após participar da Abertura da Copa Mundial de 2014 como representante da ancestralidade indígena, Jeguaká Mirim, 16, nasceu em São Paulo e vive desde então na aldeia Kurukutu, que faz parte da Terra indígena Tenondé Porã, localizada na região de Parelheiros.

 

Conhecido como Kunumi MC no meio artístico, o garoto, que já realizou diversas parcerias com cantores nacionais, como Criolo, usa o Rap para chamar a atenção para à luta cotidiana por direitos e políticas públicas indígenas.  “Nas minhas músicas costumo falar da demarcação, pois é um assunto muito importante. O que adianta falar da cultura, da natureza e dos animais sem citar as nossas terras. O Brasil era nosso. A gente não quer tudo, só o que é nosso por direito”, explica.

 

Além das composições musicais, Jeguaká possui ainda dois livros publicados em 2014: “Contos dos Curumins Guaranis” e “Kunumi Guarani”, ambos com a ideia de propagar a cultura dos índios da etnia Guarani Mbya.

 

No momento em que as discussões sobre a preservação da identidade indígena tomam notoriedade nacional, o curumin viaja pelo Brasil afora com seu pai, Olívio Jekupe, também escritor, palestrante e membro da liderança na aldeia onde vivem, realizando palestras e levando a sua arte aos seus semelhantes e ao “homem branco”, como costumam chamar as pessoas de outra cultura. “Espero que meus livros sejam lidos por todos, e que minhas canções possam conscientizar o povo brasileiro”, encerra Jeguaká.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 15h38
27°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 19°
28°

Sensação

11 km/h

Vento

54%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ayumi
Bobs
Editais
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Anúncio
Editais