Bem Vindo
Cultura

PARABÉNS COLÔNIA PAULISTA PELOS 188 ANOS!!!

Hoje o bairro do Colônia completa os seus 188 anos de historia, com toda a sua riqueza cultural e natural

29/06/2017 14h58
Por: Redação
Fonte: Por:
297

"Hoje Colônia Paulista, ou para nós moradores Colônia Alemã, comemora 188 anos de existência. Deu-se início de toda a história de Colônia a opção de intensificar a colonização com os germânicos, que tiveram como inspiração a primeira esposa de D. Pedro I, a imperatriz Leopoldina, de descendência austríaca.

 

Os povos de língua alemã, por sua vez, viviam um momento conturbado e de indefinições entre outros prejuízos deixados pelas guerras Napoleônicas, e a unificação do império a ser formalizada somente em 1.871, pelo chanceler Otto Von Bismarck. Assim, muitos foram atraídos pelas promessas de uma vida nova e de terras. Enfim, 94 famílias alemãs, austríacas e suíças, pouco mais de 280 pessoas, chegaram no Brasil em 1827.


Em 1829, as 94 famílias, incluindo soldados, artesãos, marceneiros e principalmente agricultores, receberam lotes no sertão de freguesia de Santo Amaro, entre o Ribeirão Vermelho, Taquaquecetuba e Serra do Mar.

 

O Colônia, embora afastado de qualquer povoado, estava em um ponto estratégico 5próximo a Itanhaém, Rio Grande e São Vicente, por onde se podia ir para Santos ou São Paulo.


A pequena ajuda oficial teve curta duração e o bairro entrou rapidamente em decadência, onde a maioria dos imigrantes partiu em busca de uma melhor estrutura, próxima ao centro de Santo Amaro e outros migraram para outras cidades de São Paulo e estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com o isolamento dessas migrações e melhoria na qualidade de vida, a manutenção das raízes continuaram. Por aqui, em nome da sobrevivência eles se adequaram aos costumes tropeiros locais, a ponto de serem chamados de “caboclos loiros”.
 

Foram inúmeras as dificuldades no aprendizado do idioma português e dos hábitos da terra que escolheram para viver. Não havia escolas para as crianças e a referência da própria língua se perdeu ao longo do tempo. Para os luteranos as dificuldades eram ainda maiores. Sem templos e pastores para celebração de sua religião, pais batizavam seus filhos em igrejas católicas por falta de opção. Somente em 1840, para encerrar as desavenças religiosas nos funerais, criou-se no Colônia o primeiro cemitério protestante que hoje está atualmente protegido por lei e também em funcionamento.


Um século mais tarde, em 1942, o Brasil entra na Segunda Guerra Mundial contra as tropas do chamado “Eixo” de Alemanha, Itália e Japão, a Colônia Alemã passou a ser chamada Colônia Paulista ou simplesmente Colônia. Os Alemães que aqui moravam não podiam falar em publico a sua língua em uma época de intolerância e com inúmeras portas fechadas durante anos", comenta Wagner Christedescendente Alemão e morador do bairro.

 

Lista de Homenagens in-memorian e desbravadores em que muito lutaram pelo bairro.


João Lopes – Ginho Lopes – José Maria Lopes / Benedito Lima (1° gari de Colônia) / Antônio Lopes
Adão Glasser Bueno / Henrique Reimberg / Natália Christe Lopes / Prof(o) Germano (1° professor do bairro de Colônia) / Pedro Pereira (Minzão) Lutou para que o cemitério desativado não fosse destruído.
Eloy Hessel Christe / Margarida Reimberg Christe / José Rasquinho / Lucas Roschel Rasquinho / Paulino Gottsfritz / Isaías Bueno / Amélia Glasser / Maria Roschel Rasquinho / Antônio Guilger / Miguel Zetler / Pedrinho Diogo / José Manoel Rasquinho / Inácio A. dos Santos / Benedito Rasquinho / Ernesto Gottzfritz. 

 

(Galeria de Imagens)

 

Colônia 188 anos
 
maxresdefault
 
igreja-da-colonia-interior
 
DSC00146
 
COLONIA FEST 2017
 
6919cd_e601574b0e5949c18049275b831b0d8b-mv2_d_6016_4000_s_4_2
 
4007260624_bfd1695a35
 
65883246
 
4440164_4
 
 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 15h48
27°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 19°
28°

Sensação

11 km/h

Vento

54%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ayumi
Bobs
Editais
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Anúncio
Editais