Bem Vindo
Cultura

ARTE DE PIROGRAFIA É ENSINADA ÀS CRIANÇAS DO BAIRRO

Em oficina gratuita, morador de Parelheiros mostra passo a passo de como é feito o desenho

26/03/2020 15h08
Por: Paloma Patrocínio
987

Com o objetivo de ensinar a arte da pirografia às crianças do bairro, Neilson Luiz de Oliveira, 36, mais conhecido como Índio, juntamente com sua esposa Ariane Tavares e irmã Nayara Cristina de Oliveira, se dedica totalmente a este projeto a aproximadamente dois anos.

 

 “Eu me encantei por ser algo diferente de tudo que conhecia até então. Fui estudar um pouco sobre essa técnica e cada vez mais eu me identificava, foi quando decidi me envolver inteiramente com a arte”, conta Neilson.

 

Considerada uma das primeiras manifestações artísticas humanas, a pirografia é uma forma de arte primitiva que significa escrita + fogo, um processo de desenhar em um pedaço de madeira com uma ponta de metal quente. De acordo com Índio, diversos tipos de materiais podem ser usados para a confecção das gravuras como o bambu, presente em abundância na região, madeiras rústicas e também as que costumam ser descartadas em construções.

 

Localizada na rua Júlio Avelino -178, em Vila Roschel, a oficina foi criada há cerca de um ano, oferecendo cursos gratuitos para crianças a partir de 10 anos de idade. “Recebo inúmeras visitas todos os dias de crianças querendo saber como se faz isso (desenho com fogo sem usar tinta). Ás vezes é preciso mandá-las para escola para não perderem o horário da aula”, comenta. Complementa dizendo que a ideia é ampliar o projeto e leva-lo às escolas da região, fazendo intervenções nas aulas de artes e história.

 

Além da arte, Índio faz parte do fórum de cultura de Parelheiros e foi também um dos idealizadores do projeto circuler, que distribuía livros gratuitamente, e do antigo Sarau da Praça, hoje chamado Sarauê. 

 

Para participar da oficina e saber mais sobre o projeto, contate em (11) 976491622, ou acesse a página oficial no Facebook (N.A pirografia e arte)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 16h22
25°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 19°
25°

Sensação

24 km/h

Vento

65%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Anúncio
Editais