Bem Vindo
Cultura

PARÓQUIA SANTA CRUZ

CAPELA É CONSTRUÍDA 71 ANOS APÓS A CHEGADA DAS PRIMEIRAS COLÔNIAS ALEMÃS EM PARELHEIROS

24/02/2017 15h37
Por: Redação
1.191

Considerada a primeira Igreja construída no bairro, a Capela de Santa Cruz, localizada no centro de Parelheiros, na rua Pedro Klein do Nascimento, foi fundada no ano de 1898 - há controversas quando se trata da real data - a mando de Amaro Pontes, morador e proprietário de nove alqueires de terra na época, após retornar com vida da Guerra do Paraguai, que durou de dezembro de 1864 a março de 1870.

 

Ainda em 1864, um pouco antes de estourar a Guerra entre o Paraguai e os países da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), mesmo contra sua vontade, Amaro Pontes foi recrutado pela polícia para participar da guerra com o objetivo de invadir o país vizinho. No momento em que passava em frente a Capela, pediu aos militares para fazer uma última prece antes de partir. Além da oração, Amaro também fez uma promessa. Prometeu doar uma área de terra à igreja, caso retornasse sã e salvo da guerra.

 

Na época, a capela ainda era uma pequena construção de sapé, com uma cruz de madeira de 1,5 m de altura erguida no centro da igreja. Passados quase seis anos, Amaro Pontes retornou à Parelheiros querendo cumprir a promessa que havia feito. Para isso, ele pediu a um conhecido que fizesse um documento onde comprovasse a doação da área para Santa Cruz, como era chamado o atual bairro de Parelheiros.

 

Ao longo dos anos, quatorze padres já passaram pela administração da capela. Além disso, entre 2005 a 2007, a igreja passou por uma importante reforma restaurando alguns pontos específicos, tornando-a o que é atualmente.

 

Erigida em 1980 como Paróquia Santa Cruz, a capela faz parte do Núcleo da Dioceses de Santo Amaro desde 1989. As missas são celebradas pelo Padre Fábio Muniz Alves todas as quartas-feiras às 15:00 e as sextas-feiras às 20:00. Aos sábados também acontece grupo de oração com jovens.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 16h45
25°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 19°
25°

Sensação

24 km/h

Vento

65%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ayumi
Bobs
Editais
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Anúncio
Editais