Bem Vindo
Cultura

Saraus da região dão espaço para expressão artística

Sarauê e Quinta em Movimento permitem um olhar para a cultura regional

11/12/2016 15h40
Por: Redação
Fonte: Por: Flaviane Fernandes
952

Moradores de Parelheiros podem participar de dois saraus que acontecem na região;  Sarauê e Quinta em Movimento. O primeiro surgiu em 2012, com o nome de Sarau da Praça. Foi idealizado por moradores com o objetivo de trazer para a localidade um evento que oferecesse "espaço para apresentações de diversas linguagens artísticas e culturais, dando ênfase na divulgação de artistas e coletivos locais", é o que  diz o documento de apresentação. Hoje é organizado por seis amigos, Denner, Keila, Joziane, Lilia, Fernanda e Neílson.


O Sarau é um evento democrático, aberto para crianças e adultos. Todos são bem-vindos, independente da classe social ou grau de escolaridade.  A programação conta com  microfone aberto, desafio literário, sorteio de brindes além de apresentações de artistas da região. O Sarauê  acontece todo último sábado do mês, a partir das 19 horas, na Praça Júlio César de Campos; Centro. 
Já o Quinta em Movimento nasceu em 2009, a partir de uma experiência da EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filhos em parceria com a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, com o objetivo de promover um debate sobre o mês da consciência negra. A princípio, acontecia anualmente, mas em outubro de 2011 surgiu a oportunidade de realização do Sarau mensal. O evento é organizado por Norberto Júnior do Valle e Joana Vieira, com auxílio da gestão do CEU.


Ele tem temáticas diversas, com enfoque na obra da autora que dá nome à biblioteca do CEU-Parelheiros, Carolina Maria de Jesus. Também atua em conjunto com outros saraus maiores como o Clamarte, Sobrenome Liberdade e Encontro de Utopias. Quem frequenta pode participar do microfone aberto, programação da biblioteca, editais, apresentação dos alunos do CEU com teatro, poesia e dança. O  público é formado por  educadores, frequentadores das oficinas do CEU, alunos do EJA e ETEC, além de moradores da região. Ele é mensal, realizado sempre numa quinta-feira, no espaço Beija-Flor do CEU Parelheiros.


Além desses dois citados no texto, há registro na internet de um terceiro que ocorre na região  cujo nome é: Resistir é preciso, mas a reportagem não conseguiu contato com os responsáveis. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 16h45
25°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 19°
25°

Sensação

24 km/h

Vento

65%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Anúncio
Editais