Quinta, 29 de Outubro de 2020 02:10
+55 11 94087-6185
Saúde Saúde

Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) do Butantã recebe adequações

Reestruturada, URSI Butantã disponibilizará atendimentos de Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Psicólogo entre outros recursos

28/09/2020 10h38
1.206
Por: Redação
Imagem: Banco de Dados do Google
Imagem: Banco de Dados do Google

Após passar por adequações do espaço físico e de infraestrutura, a Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Butantã, instalada na Avenida Afrânio Peixoto, 424, no bairro do Butantã, Zona Oeste da capital, passa a oferecer aos usuários um acolhimento mais otimizado e melhores fluxos de trabalho aos profissionais. A unidade é destinada ao atendimento especializado de idosos em situação de vulnerabilidade ou debilitados, por meio da atuação de uma equipe gerontológica interprofissional.

 

Com investimento de mais de R$ 335 mil para adequação do prédio, o local, agora, dispõe de salas multiuso; sala de medicação; sala de urgência; sala de reabilitação; sala de procedimentos; farmácia; entre outros recursos. O serviço conta com mais de 20 profissionais - entre eles assistente social, educador físico, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, médicos e outros profissionais.

 

Entre os serviços que serão oferecidos pela URSI Butantã estão: consultas médicas geriátricas; consulta e atendimento domiciliar; consultas e atendimento de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo; reabilitação cognitiva do idoso; promoção de atividades físicas e convivência entre idosos e familiares; assistência farmacêutica individual, com análise de interações medicamentosas e de nutrientes; monitoramento de medicações inapropriadas para o idoso e fortalecimento de vínculo familiar.

 

A unidade também conta um núcleo de proteção a idosos, que apoia a identificação de idosos em situação de violência doméstica ou abandono e orienta para a tomada de medidas protetivas. A URSI Butantã também oferece à população assistida iniciativas do programa “Nossos Idosos”, da Secretaria Municipal da Saúde, que desenvolve ações e estratégias para atendimento de forma acolhedora e resolutiva à pessoa idosa e seus familiares e cuidadores. Permite, assim, inclusive, a manutenção e melhoria da capacidade funcional do beneficiário, além de estimular a prática cotidiana de atividades físicas e corporais como promotoras do envelhecimento ativo. Tais ações são desenvolvidas por uma equipe multiprofissional.

 

Atualmente, a unidade acolhe e acompanha cerca de 150 idosos em suas múltiplas necessidades. A administração investe cerca de R$ 240 mil reais para o custeio mensal do Equipamento de Saúde reestruturado.

 

Outras ações

 

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital contam com uma sala específica para saúde do idoso.

 

As secretarias de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social também realizam uma ação conjunta nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) visando um melhor atendimento desse público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 01h55 - Fonte: Climatempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 31°

19° Sensação
6 km/h Vento
73% Umidade do ar
90% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 20°

Chuvoso
Sábado (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias