Quarta, 28 de Outubro de 2020 17:55
+55 11 94087-6185
Pandemia do Coronavírus COVID-19

Censo sorológico testa cerca de 3.500 professores, alunos e servidores municipais no primeiro dia de exames

Ao todo, serão 777 mil pessoas testadas quanto à prevalência de anticorpos contra o coronavírus; cidade é a primeira do mundo a realizar exames para retorno das aulas presenciais

05/10/2020 10h19
1.085
Por: Redação
Imagem: Banco de Dados do Google
Imagem: Banco de Dados do Google

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta quinta-feira (01 de outubro) a testagem de professores, estudantes e servidores da Rede Municipal de Ensino para identificar a prevalência de infectados pela Covid-19, numa iniciativa conjunta entre as Secretarias municipais da Saúde e da Educação. Neste primeiro dia de testes, segundo balanço parcial, foram convocadas 9.187 pessoas para testagem – tendo sido efetivamente realizadas cerca de 3.500 coletas em 88 unidades educacionais da rede municipal de ensino da capital paulista. A primeira fase da testagem, que vai até 15 de outubro, colherá material sorológico de mais de 192 mil pessoas. Ao todo, o censo testará 777 mil pessoas nas três fases do censo, mediante investimento de R$ 50 milhões na ação. A iniciativa faz de São Paulo a primeira cidade do mundo a realizar exames em massa para retorno das aulas presenciais.

 

A iniciativa faz de São Paulo a primeira cidade do mundo a realizar exames em massa para retorno das aulas presenciais. Os testes estão sendo realizados em alunos do 3º e 9º do Ensino Fundamental, todas as séries do Ensino Médio, educadores (com idade abaixo de 60 anos) e servidores da rede municipal de ensino. As escolas deverão seguir as normas de distanciamento social e biossegurança para evitar aglomerações de pessoas. Os testados estão sendo previamente convocados pelas escolas por e-mail, WhatsApp e contato telefônico. As unidades foram orientadas a organizarem a coleta de material para exame das 8h às 12h e 13h às 17h.

 

O Censo Sorológico será dividido em três fases. A primeira fase, que irá até 15 de outubro, testará 192.913 pessoas e será dividida em três etapas (primeira etapa ocorreu em 01 de outubro; segunda etapa será de 05 a 08 de outubro; terceira etapa acontecerá de 13 a 15 de outubro). As pessoas convocadas para testagem neste primeiro dia do censo que não compareceram às escolas serão remanejadas para testagem em outras datas.

 

As equipes de todas as 468 UBSs – Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizadas para fazerem as coletas das amostras de sangue nas próprias escolas da sua região. O material está sendo encaminhado para os laboratórios parceiros das UBSs - que normalmente fazem as análises laboratoriais e os testes de Covid-19 dos pacientes desses equipamentos de Saúde. As UBSs entregarão os resultados às respectivas diretorias de ensino, que serão responsáveis pelas notificações aos alunos e servidores testados. No caso dos positivados para coronavírus, por segurança, toda a sua família pode será testada, de acordo com apresentação de sintomas - e, se necessário, receberá acompanhamento médico da respectiva UBS. Nas três fases, serão testados indivíduos de todos os públicos do Censo (a divisão em fases se dá apenas por questões quantitativas).

 

As escolas municipais foram fechadas dia 23 de março, com a antecipação do recesso escolar. Desde essa data, as equipes reorganizaram o horário de trabalho, devido à situação de pandemia da Covid-19.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 17h34 - Fonte: Climatempo
32°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 34°

30° Sensação
19 km/h Vento
12% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 20°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias