Segunda, 01 de Março de 2021 17:24
(11) 99639-7423
Direito em Pauta Direito em Pauta

VOCÊ SABIA?

IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS OU INTELECTUAIS PODEM RECEBER DA PREVIDÊNCIA SOCIAL ATÉ UM SALÁRIO MÍNIMO MENSAL MESMO SEM NUNCA TER CONTRIBUÍDO

21/12/2017 17h50
532
Por: Redação
Imagem: Banco de dados do Google
Imagem: Banco de dados do Google

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), popularmente conhecido como LOAS, é a prestação paga pela previdência social, que visa garantir um salário mínimo mensal para pessoas que não possuam meios de prover a própria estabilidade ou de tê-la provida por sua família. Existem duas espécies do Benefício: o Assistencial ao Idoso, concedido para idosos com idade acima de 65 anos, e o Assistencial à pessoa com deficiência física ou intelectual que está impossibilitada de participar e se inserir em igualdade de condições com o restante da sociedade.

 

Para a concessão de tal benefício o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) exige alguns requisitos. Veja-os a seguir:

 

·         Idoso: ter 65 anos ou mais e comprovar o estado de pobreza ou necessidade do benefício (não ter renda per capita superior a ¼ do salário mínimo).

·         Deficiente físico ou intelectual: deve comprovar, além do estado de pobreza ou necessidade do benefício (não ter renda per capita superior ¼ do salário mínimo vigente), que possui a deficiência e que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Obs.: O Benefício Assistencial não pode ser acumulado com demais benefícios previdenciários.

Vale destacar também que o LOAS deverá ser revisto a cada dois anos no intuito de apurar se o beneficiário ainda reúne as condições de concessão solicitada, devendo ser cessado imediatamente caso comprovado que foram superadas as condições de garantia ou com a morte do indivíduo.

 

Se você, leitor, preenche os requisitos mencionados, faça valer os seus direitos. Em caso de ajuda profissional, procure um advogado de sua confiança.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 17h21 - Fonte: Climatempo
22°
Trovoada e chuva

Mín. 20° Máx. 28°

22° Sensação
19 km/h Vento
78% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (02/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias