Sexta, 04 de Dezembro de 2020 19:58
+55 11 94087-6185
Saúde SAÚDE

Saúde visita cerca de 12.500 domicílios nas ações casa-a-casa de combate à dengue e aos pernilongos desta semana

De 13 a 16 de outubro, foi reforçado o trabalho de prevenção, aplicação de inseticida e eliminação mecânica de criadouros de mosquitos em todas as regiões da cidade. As ações de combate à dengue e aos pernilongos permanecem ininterruptas em todas as regiões da capital.

19/10/2020 11h46
1.108
Por: Redação Fonte: PMSP
#PraCegoVer Legenda da foto 3: Carro usado na ação adesivado com a frase “todos contra a dengue” e “Prefeitura de São Paulo”.
#PraCegoVer Legenda da foto 3: Carro usado na ação adesivado com a frase “todos contra a dengue” e “Prefeitura de São Paulo”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), intensificou as ações de prevenção, aplicação de inseticida e eliminação mecânica de criadouros de mosquitos em domicílios de toda a cidade. O primeiro ciclo da ação foi realizado nesta semana, de terça a sexta-feira, (13 a 16), mas o trabalho será retomado na próxima semana. A intenção é orientar a população e promover a retirada manual, pelos técnicos especializados, dos focos de desenvolvimento dos pernilongos (Culex quinquefaciatus) e mosquitos da dengue (Aedes Egypt) em todas as regiões da cidade. Cerca de 500 agentes da UVIS-DVZ-COVISA, da SMS, visitaram em torno de 12.500 domicílios de toda a capital nessa força-tarefa.  Além disso, a ação de aplicação de larvicida no Rio Pinheiros e entorno segue ininterrupta, assim como a limpeza e tratamento químico de bueiros dos quarteirões trabalhados.

 

Prevenção reforçada à dengue

 

Vale destacar que, sempre que um caso de dengue é confirmado, a UBS-Unidade Básica de Saúde ou equipamento de Saúde notifica a UVIS – Unidade de Vigilância em Saúde – que, por sua vez, providencia imediatamente atuação no quarteirão da ocorrência. Além da visita ao domicílio do caso e vizinhança, com orientação aos moradores, é feita a retirada mecânica de eventuais focos de criadouros de mosquitos e a aplicação de inseticida específico contra a dengue no entorno. Neste ano, as 27 UVIS da cidade já foram notificadas de   1.927 casos de dengue, tendo visitado 711.997 domicílios para a eliminação mecânica de criadouros. Em 2019, foram 16.966 casos notificados e 1.789.387 domicílios visitados.

 

As ações de combate à dengue também envolvem orientação preventiva casa-a-casa (nas ruas onde não houve notificação de casos), com visitas aos domicílios de todas as regiões da cidade. Neste ano, apesar das restrições desse trabalho devido à pandemia, já foram visitados 2.671.134 (janeiro a setembro de 2020) domicílios da capital. O trabalho será reforçado ainda mais até o final do ano, devido à elevação da temperatura, que propicia a multiplicação dos mosquitos. Em 2019, as equipes UVIS-DVZ-COVISA, da SMS, visitaram 2.513.607 (janeiro a setembro de 2019) domicílios, realizando esse trabalho preventivo.

 

O combate aos pernilongos e à dengue é um dos programas permanentes e prioritários da Secretaria Municipal Saúde na capital paulista. Nessa perspectiva, a Pasta vem promovendo ações de aplicação de inseticida e larvicida em vários bairros de todas as regiões da cidade - inclusive com a realização de força-tarefa nos bairros com maior incidência de solicitações via SP 156 no último feriado, que “zeraram” o atendimento às solicitações apresentadas pelos munícipes até então. O trabalho continuará na próxima semana e se repetirá nas semanas seguintes, assim como ao longo de todo verão, quando as temperaturas mais elevadas propiciam o crescimento da população de mosquitos.

 

Na próxima semana, será retomada também a aplicação de inseticida e larvicida em todas as regiões, utilizando a técnica chamada Ultra Baixo Volume (UBV). O método é considerado um dos mais eficientes e modernos, pois ataca diretamente o alvo a ser controlado, além de ser mais econômico, minimizando os impactos ecológicos. A previsão é que a ação beneficie moradores de, ao menos, 2.500 quarteirões a partir de 19 de outubro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 19h40 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

21° Sensação
20 km/h Vento
83% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias