Sexta, 04 de Dezembro de 2020 20:59
+55 11 94087-6185
Educação Educação

Escolas estaduais, municipais e privadas se preparam para o retorno presencial das atividades escolares

Muitos alunos ainda nãos se sentem preparados para o retorno das aulas, já outros dizem não ter se adaptado com o ensino remoto

04/11/2020 12h52 Atualizada há 4 semanas
1.351
Por: Pablo Walisson
Imagem: Google/Divulgação
Imagem: Google/Divulgação

Desde março, com o avanço da pandemia do coronavírus, as aulas presenciais nas escolas e universidades tiveram que ser interrompidas em todo o planeta como medida de prevenção ao vírus. No Estado de São Paulo os estudantes de toda a rede de ensino interromperam os estudos no dia 23 de março, tanto na rede pública quanto na rede privada.  As escolas e instituições tiveram que se adaptar às regras da pandemia, oferecendo atividades online, apostilas físicas extras e auxiliando aqueles alunos que não têm acesso à internet em suas casas para a realização das atividades.

Os alunos e professores contam com o auxílio de algumas ferramentas de ensino remoto que ajudam a manter o contato entre si e terem uma melhor experiência  nos estudos, como o Centro de Mídias de São Paulo, que é uma plataforma criada pelo Governo Estadual que tem como objetivo apresentar aulas em vídeo (ao vivo ou gravadas) e facilitar o contato entre alunos e professores.  O melhor desta plataforma é que ela não consome dados do celular, e mesmo que o aluno não tenha dados ativos no seu chip o app funciona normalmente. Além do CMSP, os estudantes das escolas públicas do estado puderam utilizar o Google Classroom, Microsoft Tems, e plataformas de videoconferência. Já a prefeitura da capital desenvolveu um material impresso que foi entregue aos estudantes via Correios periodicamente para a realização das atividades em casa.

Nas últimas semanas, o prefeito Bruno Covas anunciou a liberação das escolas das redes estadual, municipal e particular da Capital para funcionamento com aulas extracurriculares e, posteriormente, no dia 3 de novembro, o retorno com atividades regulares para o ensino médio em toda a rede da cidade de São Paulo.

Já para os estudantes, a pandemia afetou de forma drástica a forma de adquirir conhecimento e a relação com os colegas e professores. Assim como muitos professores, parte dos alunos não tinham sequer um aparelho com acesso à internet em casa ou uma conexão com a rede.

“O ensino a distância é realmente um desafio, tive que me adaptar por ser a única opção, no começo foi bem difícil, mas agora já se tornou algo rotineiro.”, conta Beatriz da Costa, de 15 anos, estudante no Colégio Particular Oliveira Guimarães.

 

O retorno das aulas presenciais ainda é incerto, além de ser um assunto polêmico, pois muitos pais, professores, e até alunos se dizem contrários a volta às aulas antes do fim da pandemia, ou, antes do fornecimento de uma vacina eficaz contra a Covid-19. “No momento não acho que estejamos preparados, até porque é preciso da colaboração tanto dos profissionais da educação quanto dos estudantes, e existem alunos que infelizmente não vão respeitar.”, explica Laura, de 17 anos, que é aluna na EE Dona Prisciliana Duarte de Almeida. Já para Isabela, da ETEC Takashi Morita “o problema, na verdade são os alunos, é impossível ficar no mesmo ambiente que um amigo sem querer ficar mais próximo para conversar (no caso dos jovens, adolescentes) e crianças gostam de brincar juntas, então é complicado”.

O Governo Estadual e a Prefeitura da Capital prometem dar apoio às escolas para cumprir com as regras da pandemia. Algumas escolas tiveram de passar por reformas para se adaptarem às normas de segurança e higiene, foi o caso da E.E Dr. Mario Lopes Leão, no Jardim dos Álamos. Procurados pelo Folha da Minha Sampa a escola decidiu não se posicionar a respeito do assunto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
São Paulo - SP
Atualizado às 20h48 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 20° Máx. 32°

21° Sensação
20 km/h Vento
83% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias