A história de como uma decisão pode mudar uma vida inteira
Nós fazemos as nossas escolhas, ou as nossas escolhas que nos fazem? Sartre disse que o homem está condenado a ser livre, que a angústia está na decisão. Esta é a história de como uma decisão pode mudar uma vida, ou melhor, várias vidas. É uma história de laços e de como esses laços podem se arrebentar quando não cuidamos deles como deveríamos.
“Pode parecer injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até uma única vez, pode alterar o rumo da vida inteira.” (O Caçador de Pipas)
O caçador de pipas é ambientado no Afeganistão, em 1970, e conta a vida de Amir, uma criança egoísta e covarde, e de sua amizade com Hassan, seu destemido e fiel escudeiro. Mais especificadamente, nos conta como Hassan deu a Amir a chance de ser um grande homem, como este a desperdiçou, e como essa decisão mudou a vida de todos. Conta ainda sobre a oportunidade que Amir encontra de se redimir, 20 anos depois, num Afeganistão devastado pelo regime Talibã. Mas será que é possível mudar o que já aconteceu? Será que podemos mudar? Ou estamos fadados a ser o que somos, ou acreditamos ser, para sempre?
“Abri a boca e quase disse algo. Quase. O resto da minha vida poderia ter sido diferente se eu tivesse dito alguma coisa naquela hora. Mas, não disse. Só fiquei olhando. Paralisado.” (O Caçador de Pipas)
Uma história sobre lealdade, coragem, honra, culpa, arrependimento e segundas chances que nos faz repensar nossas ações e nosso caráter. É muito fácil julgar os personagens, mas acredito que o desafio que o autor nos dá e de se colocar dentro do romance e se perguntar “eu teria feito diferente?”.
Um dos maiores sucessos da literatura mundial, O caçador de pipas inspirou o filme homônimo lançado em 2007.
“Por você, faria isso mil vezes” (O caçador de pipas)
Sobre o autor:
Khaled Hosseini, autor de O caçador de pipas. Foto: Reprodução
Khaled Hosseini nasceu em 4 de março de 1965 em Cabul, Afeganistão. Aos 11 anos se mudou para Paris, onde seu pai assumiria um posto diplomático na embaixada afegã. Com o fim do mandato do pai na França, Hosseini retornou à sua terra natal, onde encontrou um Afeganistão devastado pelo golpe comunista e a invasão soviética. Sua família pediu asilo político e, em 1980, foi para San Jose, Califórnia, onde Khaled se formou em medicina.
Apesar de médico, Khaled escreve romances, muito bons por sinal. Além de O caçador de pipas, escreveu A cidade do sol e O silêncio das montanhas.
Para saber mais informações sobre o livro, acesse os links abaixo:
Vídeo Resenha
Canal Somos livros, somos livres
Vídeo Trailer do Filme
Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 19° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.