Sábado, 18 de Setembro de 2021 10:19
(11) 99639-7423
Tecnologia Inovação

Metrô de SP e CPTM anunciam Top, bilhete digital com QR Code

Bilhete digital Top com QR Code substituirá progressivamente bilhete unitário para pagamento de tarifa no Metrô e CPTM

14/12/2020 10h06
1.977
Por: Redação Fonte: Tecnoblog
Catraca com validador de QR Code (imagem: divulgação/Metrô de São Paulo)
Catraca com validador de QR Code (imagem: divulgação/Metrô de São Paulo)

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo apresentou, nesta sexta-feira (11), o Top, bilhete digital com QR Code para embarque nos trens da CPTM e do Metrô. A novidade vai substituir os bilhetes unitários tradicionais, progressivamente.

Bilhete com QR Code impresso (imagem: Governo do Estado de São Paulo)
Bilhete com QR Code impresso (imagem: Governo do Estado de São Paulo)

Algum movimento nesse sentido era esperado desde 2019, quando a CPTM e o Metrô de São Paulo passaram a testar pagamento de tarifa com QR Code em algumas estações. A partir de hoje, essa modalidade vai ser ampliada para todo o sistema.

O bilhete poderá ser comprado e impresso em terminais de autoatendimento nas estações ou, ainda, no aplicativo Top (disponível para Android e iPhone), que mostra o QR Code na tela do celular. Em ambos os casos, basta aproximar o código do leitor presente nos bloqueios (catracas) para embarcar.

Nas máquinas das estações, o pagamento deve ser feito com cartão de débito. Já o aplicativo aceita cartão de crédito ou débito, além de permitir que o usuário adquira até dez bilhetes de uma vez. Em breve, estabelecimentos comerciais também terão terminais de venda do bilhete.

Todas as estações do Metrô e CPTM já contam com catracas equipadas com validador de QR Code. Funcionários têm orientado os usuários quanto ao uso da nova modalidade.

Além de reduzir filas nos guichês, a STM espera que o sistema com QR Code ajude a diminuir as fraudes com bilhetes.

O bilhete unitário tradicional (com tarja magnética) continua sendo aceito, mas está nos planos da STM fazer todo o sistema operar apenas com o bilhete digital, progressivamente.

Não há alteração do valor da tarifa com o novo sistema. Tanto na CPTM quanto no Metrô, o bilhete continua custando R$ 4,40. O Bilhete Único e o Cartão BOM continuam sendo aceitos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tecnologia e games
Sobre Tecnologia e games
Tudo sobre tecnologia e games em um só lugar!
São Paulo - SP

São Paulo - São Paulo

Sobre o município
São Paulo é um município brasileiro, capital do estado homônimo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul. São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo, em 2016, a 11.ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
São Paulo - SP
Atualizado às 10h10 - Fonte: Climatempo
20°
Nevoa úmida

Mín. 15° Máx. 30°

20° Sensação
11 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Segunda (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias