Sexta, 22 de Janeiro de 2021 16:58
(11) 99639-7423
Saúde Boa Notícia

SUS passa a oferecer Teste do Pezinho Ampliado em São Paulo

SUS passa a oferecer Teste do Pezinho Ampliado em São Paulo

06/01/2021 13h00
1.041
Por: Redação Fonte: São Paulo para Crianças
Imagem: Banco de Dados do Google
Imagem: Banco de Dados do Google

Teste do Pezinho foi ampliado em São Paulo. O exame feito em recém-nascidos é capaz de detectar doenças genéticas, congênitas e infecciosas, ajudando a prevenir sequelas, internações e óbitos. Com o Teste do Pezinho Ampliado, o número de doenças diagnosticadas em bebês nascidos nos hospitais e maternidades passará de 50. 

Antes, o teste comum, oferecido pela Rede Municipal de Saúde, ajudava a identificar doenças como Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística e Anemia Falciforme. Com o Teste do Pezinho Ampliado, que até então era oferecido apenas na rede particular, doenças como a Toxoplasmose e Galactosemias farão parte da triagem do exame do mesmo recém-nascido. 

Para se ter uma ideia, a capital registra cerca de 8.700 nascimentos por mês, em média, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mensalmente, a Prefeitura de São Paulo irá realizar 52.200 exames da Triagem Neonatal Ampliada, nome técnico do Teste do Pezinho. Para isso, a administração municipal está fazendo alguns ajustes para atender a demanda das novas doenças identificadas.  

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Instituto Jô Clemente, responsável pela pela capacitação técnica para realização dos exames, coleta e logística de envio da amostra, análise clínica e liberação do laudo, apoio médico aos resultados de exames. O Instituto realiza a triagem de 80% dos recém-nascidos na capital paulista e 67% dos bebês nascidos no estado de São Paulo em hospitais e maternidades do SUS (293 mil).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 16h55 - Fonte: Climatempo
24°
Trovoada

Mín. 20° Máx. 30°

24° Sensação
26 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias