Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 22:18
(11) 99639-7423
Tecnologia Tecnologias

Comércio eletrônico com entrega para todos em São Paulo

Os e-Boxes - armários inteligentes que atendem a população que não consegue receber em casa as compras feito pelo e-commerce - chegam a 26 estações das linhas 4Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo

18/02/2021 10h50
1.108
Por: Redação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
A desenhista técnica Bhya Rodrigues, de 28 anos, mora sozinha no bairro Santana, trabalha em horário comercial e seu prédio não tem porteiro. Receber em casa produtos comprados pela internet sempre foi impossível; a saída era pedir para que a entrega fosse feita na casa de amigos. O problema da designer gráfica Amanda Soares, de 30 anos, moradora de Higienópolis, é o mesmo. Ela mora num prédio sem porteiro e trabalha fora, o que sempre inviabilizou as entregas feitas durante o dia.
Outra questão, um pouco mais delicada, atinge outros moradores de São Paulo, mais especificamente quase 30% da população da cidade com restrição de CEP. São pessoas que querem e precisam usufruir dos preços mais acessíveis do e-commerce (principalmente em tempos de pandemia), mas encontram a barreira logística de não conseguir receber encomendas em casa, por morarem em áreas consideradas de risco.

Bhya, Amanda e consumidores que moram em áreas não atendidas pelas empresas de entrega estão descobrindo a solução dos e-Boxes, ou armários inteligentes que ficam em áreas de grande circulação e que estão democratizando o comércio eletrônico no país.

São essas pessoas as maiores responsáveis pela expansão da Clique Retire (https://www.cliqueretire.com.br) em São Paulo, mais especificamente nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, operadas e mantidas respectivamente pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, parceiras da Clique na empreitada. Neste janeiro de 2021, foram instalados os últimos e-boxes nas estações dessas duas linhas, num total de 26 máquinas.

Milhares de passageiros que usam transporte público da capital diariamente poderão retirar suas encomendas sem necessidade de gastar para ir até uma agência dos Correios, enfrentar filas (em plena pandemia) e ainda deixar de trabalhar para usar o serviço. Vale ressaltar que, por conta da integração do transporte em São Paulo, todos os usuários dos sistemas serão beneficiados, não apenas aqueles que usam as linhas 4 e 5.

"A oferta desse serviço nas linhas facilita o dia a dia dos passageiros que circulam pelas estações da ViaQuatro e da ViaMobilidade, que deixam de ser, cada vez mais, apenas um local de passagem", diz Juliana Alcides, gestora de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

Por sua vez, o head de expansão da Clique Retire, Ernesto Barbosa, sublinha que essa nova modalidade de entregas, que cresce em todo o mundo, vai permitir que varejistas online conectadas à Clique Retire atendam um grande contingente de novos consumidores que antes não compravam por não conseguirem receber os produtos. "Pela característica da malha do transporte público em São Paulo, na qual a integração conecta metrô, trem e terminais de ônibus, nossa estratégia é estar presente cobrindo a maior área possível", destaca Barbosa. Como a conexão não tem custo adicional, um mesmo e-Box pode atender mais de uma linha do metrô nas estações de conexão, além do público dos trens e ônibus.

COMO O E-BOX FUNCIONA

Pessoas físicas e microempresários, em São Paulo:

1) O usuário deve se registrar no aplicativo (disponível para Android e iOS) ou no site www.cliqueretire.com.br para obter seu endereço de entrega e usufruir do serviço de e-Box. Ao realizar a compra na internet, o cliente coloca o código do seu terminal Clique Retire ao lado do seu nome, e o endereço: Rua Charles Darwin, 470 - Vila Santa Catarina, São Paulo - SP - 04379-074

2) Quando o produto chega, a Clique Retire envia um aviso por SMS e o prazo para retirada é de 72 horas.

3) É só se dirigir ao e-Box escolhido no momento do cadastro, posicionar a senha recebida no formato QR Code para abrir o compartimento e retirar o produto comprado. Sem contato humano.

Os valores para utilização do serviço para pessoas físicas são: R﹩ 9,90 (plano Básico para duas entregas por mês); R﹩ 19,90 (plano Premium Mensal para retiradas ilimitadas no mês); e R﹩ 199,90 (plano Anual para retirar ao longo de todo, quantas vezes quiser). A Clique Retire possui um formato máximo de gaveta para recebimento das encomendas.

MARKETPLACES & E-COMMERCE EM GERAL

Outra modalidade de uso é quando o comércio eletrônico oferece a Clique Retire como uma opção de retirada para seus clientes, como é o caso dos sites Submarino, Lojas Americanas, Shoptime e Sou Barato, Dafiti, Overcome, Printi, entre outros. Essas entregas realizadas por parceiros da Clique Retire não possuem custos adicionais para o consumidor final, que não precisa se cadastrar no site da Clique.

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.


Sobre a ViaMobilidade:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

Sobre a Clique Retire

Clique Retire detém a mais moderna tecnologia de e-Boxes do Brasil e é a única rede integrada de smart lockers do país. Sua plataforma opera em 14 países e é preparada para trabalhar em escala, com milhões de pacotes por dia. A empresa inaugurou suas atividades em novembro de 2019 e já é líder no mercado nacional, com parceiros de peso nas áreas de varejo, logística e e-commerce, como Aliansce Sonae, BR Malls, B2W, DHL, BR Distribuidora, Metrô Rio e Metrô São Paulo. Está presente nas estações de metrô, em postos de combustíveis e em shoppings das maiores capitais brasileiras.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tecnologia e games
Sobre Tecnologia e games
Tudo sobre tecnologia e games em um só lugar!
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias