Quarta, 21 de Abril de 2021 02:10
(11) 99639-7423
Tecnologia Tecnologia

Nasa descobre um poço de 180 metros de diâmetro em Marte

Astrônomos irão analisar se fenômeno estaria ligado a uma rede de túneis subterrâneos deixados para trás por canais de lava

25/02/2021 12h30 Atualizada há 2 meses
1.152
Por: Redação Fonte: R7 - Sofia Pilagallo, do R7*
Foto do poço original (à esquerda) e clareada (à direita) - (Foto: Nasa)

O Mars Reconnaissance (MRO, na sigla em inglês), uma sonda da Nasa, a agência espacial norte-americana, lançada em 2005 a com o objetivo de procurar evidências da existência de água no passado remoto de Marte, encontrou um poço de aproximadamente 180 metros de diâmetro durante sua expedição pelo planeta vermelho. Os resultados foram publicados no domingo (21) pelo geofísico da Nasa Ross Bayer no blog do HiRISE, o instrumento telescópio que a voa a bordo do MRO.

Na foto clareada pelos astrônomos – a original mostrava um buraco escuro –, é possível observar dois aspectos sobre o local: a "áspera parede leste do fosso" e o chão, "que parece ser de areia lisa e desce para o sudeste."

Os pesquisadores vão analisar agora se o poço é um fenômeno isolado ou se estaria ligado a uma rede de túneis subterrâneos deixados para trás por canais de lava de fluxo rápido, como as "claraboias" dos tubos de lava dos vulcões do Havaí, nos Estados Unidos.

A hipótese de que vulcões antigos podem ter deixado grandes tubos de lava cavernosos na superfície de Marte já é antiga. Alguns cientistas, inclusive, defendem que elas podem ter tamanho suficiente para abrigar bases planetárias em uma possível colonização humana do planeta vermelho.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tecnologia e games
Sobre Tecnologia e games
Tudo sobre tecnologia e games em um só lugar!
São Paulo - SP