Quarta, 21 de Abril de 2021 01:54
(11) 99639-7423
Cidades Itapecerica da Serra

Falta de protocolos sanitários marca o início do retorno presencial do funcionalismo educacional na cidade de Itapecerica da Serra.

O Prefeito de Itapecerica da Serra Dr. Nakano (PL) através do decreto 3.125 de 29 de janeiro de 2021 determina o retorno presencial do magistério aos seus postos de trabalho.

26/02/2021 12h36
2.406
Por: Redação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

No atual cenário no qual vivemos, nunca foi tão importante manter e estabelecer protocolos sanitários. Contudo, a prefeitura de Itapecerica da Serra determina que todo o seu corpo docente retorne para as escolas, sem estabelecer critérios mínimos ou medidas sanitárias previas para os casos de risco e comorbidades. As unidades escolares estão sem condições mínimas de acolhimento, sem protocolos sanitários, sem recursos digitais, e sem a mão de obra humana necessária para manter a limpeza dos prédios. Professores e equipe escolar estão em situação de extrema insalubridade, onde o que impera nos espaços escolares é sujeira, entulho e pó. E cá vimos uma grande antítese, em que o prefeito por determinação, decreta que o município está na fase vermelha do plano São Paulo contra COVID-19, e do outro lado ordena que todo o serviço público educacional retorne para as escolas em condições deploráveis, nas quais muitas nem álcool em gel possuem. Essa situação expõe os servidores à contaminação, haja vista que não houve testagem de covid 19 nos servidores para detectar possíveis contaminados antes deste retorno.

 Não há uma posição definida da Secretaria Municipal de Educação que justifique os motivos pelos quais a presença do funcionalismo público educacional se faz necessária nas escolas, se no momento o panorama apresentado é: escolas sem condições sanitárias, das quais muitas não possuem rede de Internet e acesso que suporte a conexão de dados dos docentes presentes, além de as unidades tão pouco oferecerem ferramentas de suporte tecnológico como notebooks com webcam para a gravação das aulas, os professores, em sua grande maioria, estão transportando seus computadores e smartphones, usando seus dados móveis para atender as demandas do corpo discente, pois a SME de Itapecerica não forneceu as ferramentas tecnológicas necessárias para o uso tanto no ensino remoto quanto no híbrido.

               Há indício que a limpeza está sendo feita por cuidadores, estagiários, e outros servidores a pedido da direção escolar, o que caracteriza desvio de função.

               Não há mobiliário para reunião e nem espaços apropriados, principalmente em escolas de educação infantil. Um governo com promessas de mudanças, e sim elas têm ocorrido, contudo evidenciando o “pior”, em termos de mudanças. Desrespeitar o professor é desrespeitar a educação, e uma sociedade sem educação, é uma sociedade sem futuro.

Ficam os questionamentos:

Será realizado testagem em massa nos servidores?

Cadê o protocolo sanitário?

Por qual motivo esse retorno?

Há consenso entre o conselho escolar e entidades representativas da classe dos Trabalhadores da educação?

Quando as escolas estarão aptas para de fato, caso seja necessário receber os servidores?

O município tem leito suficiente para atender um surto de contaminados levando em conta a imprudência da decisão do prefeito?

As escolas de educação infantil atendem a resolução 02/2019?

Como tem sido feito as vistorias para que as exigências possam ser atendidas?

 

Para os docentes, a falta de protocolos sanitários e de saúde adequados tem sido ignorada pelo prefeito Nakano, o que inclui o silêncio em meio aos questionamentos aqui levantados, e ainda aos possíveis casos da covid-19 nas unidades escolares.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapecerica da Serra - SP

Itapecerica da Serra - São Paulo

Sobre o município
Itapecerica da Serra é um município brasileiro do estado de São Paulo localizado na Região Metropolitana de São Paulo, e segundo a última divisão regional feita pelo IBGE fica localizado na Região Geográfica Imediata de São Paulo
São Paulo - SP
Atualizado às 01h40 - Fonte: Climatempo
16°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 22°

16° Sensação
9 km/h Vento
88% Umidade do ar
20% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Sexta (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias