Terça, 04 de Agosto de 2020
+55 11 94087-6185
Meio Ambiente Lazer

Parelheiros deve ganhar parque urbano em área do antigo clube Metal Leve

O futuro parque ainda está no papel, mas poderá ser opção de lazer para quem vive aqui

15/12/2016 17h28
1.644
Por: Redação
Imagem: Flaviane Fernandes
Imagem: Flaviane Fernandes
Mais conhecido por antigo Clube da Metal Leve, o terreno  possui 120 mil metros quadrados  e está localizado na estrada da Colônia, em frente ao sítio Irma,  próximo à região central de Parelheiros.  Ela foi passada pela Sabesp  à Prefeitura e, desde então, está sob a responsabilidade da Secretaria do Verde que já fez um estudo preliminar da implantação do parque Nascente do Ribeirão Colônia. 
De acordo com o diretor do DEPAVE 1, Matheus de Vasconcelos Casimiro  que é quem gerencia o projeto, ele foi divido em três fases. A primeira etapa inclui a manutenção e readequação de equipamentos que já existem no local, entre eles  três casas, quiosques, banheiros e vestiários e um campo de futebol.
 
O valor orçado para esse primeiro contrato é de dois milhões de reais. E, apesar da necessidade de que o equipamento fique pronto logo, é preciso haver um equilíbrio entre o uso coletivo e  preservação ambiental uma vez que o terreno é cercado por vegetação. Apesar de lindo, o lugar exige o mínimo de infraestrutura; explicou Mateus.
Quanto ao que será feito no local; ainda depende das outras etapas que incluem  plantio de árvores e recuperação das áreas em volta dos três lagos. Também será adotado um tratamento de esgoto com cunho sustentável. Haverá uma passarela, equipamentos de ginástica destinados à pessoas da terceira idade e a trilha ganhará circuito fechado. 
 

Em relação  ao prazo de entrega para que a população comece a usufruir do espaço, ele explica que dada a ordem de início, levaria quatro meses; ou seja, se tudo der certo, ele passará a ser frequentado pelos moradores já no próximo ano. "É quase certo de que vai acontecer, mas precisa entrar na questão orçamentária", fala. Quanto a mudança de gestão municipal e o que isso mudaria , ele disse que é quase improvável que ele sofra interferência isso porque o terreno já é do Poder Público. 

Parelheiros  é carente em áreas de lazer,  não há praticamente nada de equipamentos esportivos e zero de áreas verdes abertas ao público. Nesse cenário, o novo parque será bem-vindo e,   até lá, é importante que ele seja preservado o que infelizmente não vem acontecendo. Vândalos depredaram algumas das casas e o terreno apresenta características de abandono. A Guarda Ambiental deveria cuidar do espaço que só recebeu poda do mato à véspera da Festa das Apa's 2016 que aconteceu nos dias 05 e 06  de novembro. 

Apesar de está mal cuidado, a beleza natural do lugar é um convite futuro para que  famílias usem o para fazer  piqueniques com seus filhos. Sem falar na presença de árvores nativas como a pitanga do Rio Grande do Norte que deixa claro a importância dele ser protegido, conservado. 
No final de semana em que ele  abriu os portões para o público da Festa das Apa's, não foi difícil encontrar gente que torça  para que ele saia logo do papel.  "Eu quase não saio  de casa porque não tem para onde ir; será ótimo se de fato isso aqui se tornar parque", explica Maíra Gregório Galdez. 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 18h56 - Fonte: Climatempo
16°
Tempo aberto

Mín. 11° Máx. 23°

16° Sensação
19 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Quinta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias