Terça, 29 de Setembro de 2020 11:56
+55 11 94087-6185
Informe-se Informe-se

O QUE SÃO PANCs, PARA QUE SERVEM E COMO CONSUMI-LÁS?

O QUE SÃO PANCs, PARA QUE SERVEM E COMO CONSUMI-LÁS?

31/01/2019 15h40
154
Por: Vagner Fernandes
Imagem: Banco de Dados do Google
Imagem: Banco de Dados do Google

As PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais – podem ser encontradas em diversos lugares: no jardim, em terrenos ou praças públicas. É comum as pessoas confundirem esse tipo de planta, espontâneas ou silvestres, com mato ou ervas daninhas. No entanto, árias delas são comestíveis e ricas em nutrientes, além de contribuir e incrementar a alimentação de forma saldável.

Quais são os seus Benefícios e vantagens?

Além de novos sabores e cores, as PANCs contribuem para uma alimentação saudável e equilibrada, agregando ao nosso organismo os componentes nutritivos de que tanto precisamos.

As Panc’s, há anos são alvo de estudo do professor Valdely Ferreira Kinupp, biólogo e mestre em Botânica, que em 2007 apresentou em sua tese de doutorado o tema, e desde então vem trabalhando fortemente na divulgação dessa riqueza alimentar.

A intenção desse empenho, como Kinupp aponta, “é que o Brasil saia da retórica dos biólogos e principalmente dos políticos, de que é o país da megafitodiversidade, com a maior diversidade vegetal do planeta, mas que seja possível trazer essa fitodiversidade para a gastronomia, para a culinária, ou seja, para as nossas refeições do dia a dia”. E complementa dizendo que: “biodiversidade que não entra pela boca não tem valor algum, tem um valor abstrato, ou seja, não tem liquidez, não gera emprego, não gera trabalho, não gera receita, não gera dividendos para o país, para a pessoa”.

 

De acordo com pesquisadores, cerca de 300 mil espécies de plantas descritas no mundo, as quais 10% são comestíveis, chegando na média de 30 mil espécies, comemos apenas 150.

A FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – cita em torno de 150 espécies no planeta que movimentam a economia global. O ser humano ingere de 10 a 20 plantas por dia, algumas delas em pequeníssimas porções, como condimento, tempero, ou em bebidas etc. A estimativa é que, ao longo do ano, a alimentação no Brasil seja constituída por não muito mais do que 100 espécies.

“A comida move o mundo”, assegura Valdely, “e o trabalho do agricultor, que tem a profissão mais importante do planeta, tem de ser cada vez mais valorizado, pois o alimento é coisa importante.”

A descoberta de novas fontes de alimentos nutritivos foi uma preocupação contínua do ser humano. Por tentativa e erro, e também por observação, a partir da identificação das espécies benéficas ao nosso organismo e da descoberta da forma de cultivá-las, a humanidade desenvolveu a agricultura.

Confira mais em nossa versão on-line receitas de Panc’s e os seus benefícios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 11h54 - Fonte: Climatempo
22°
Céu encoberto

Mín. 19° Máx. 25°

22° Sensação
15 km/h Vento
78% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias