Terça, 29 de Setembro de 2020 09:44
+55 11 94087-6185
Informe-se Informe-se

ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO SÃO RESPONSÁVEIS POR 90% DA POLINIZAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO SÃO RESPONSÁVEIS POR 90% DA POLINIZAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

03/05/2017 16h01
418
Por: Redação
ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO SÃO RESPONSÁVEIS POR 90% DA POLINIZAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

As abelhas são muito importantes para o equilíbrio ecológico do planeta por serem o principal agente polinizador da natureza, é esse sistema que garante a reprodução das plantas florídeas, gerando os frutos. Estima-se que um terço de todo o alimento que chega à nossa mesa é resultado desse processo. O Brasil possui mais de 300 espécies só de abelhas nativas sem ferrão.

 

Abelhas sociais brasileiras são conhecidas por esse nome por possuírem o ferrão atrofiado devido a uma mudança evolutiva. Cada espécie nativa possui sua peculiaridade de defesa, por exemplo, algumas se enrolam no cabelo humano, outras expelem ácido pela boca. Outro aspecto diferente é o mel que é mais saudável e saboroso.

 

Dentre as espécies sem ferrão que vivem na Mata Atlântica temos as abelhas Jataí, Mirim, Irapuã e Maduri, por exemplo. Elas são de extrema importância para a preservação desse ecossistema: "Sua ausência pode gerar a extinção de várias espécies, pois as abelhas "importadas"' podem não ter a mesma eficiência na polinização das plantas nativas”, explica o biólogo Jorge Paulo Christe Reimberg. São imprescindíveis também para as culturas indígenas da região, que possuem largo conhecimento sobre essas espécies e se utilizam de produtos provenientes das mesmas (mel, própolis, cera, pólen).

 

Na economia também podemos ver a contribuição das abelhas. O sistema de polinização é responsável por 10% do PIB agrícola, cerca de US$ 200 bilhões de dólares ao ano. A Meliponicultura (criação de abelhas indígenas) também vem crescendo no país e muitos agricultores estão aprendendo como se dispor das abelhas nativas para favorecer seus cultivos.

 

O desmatamento da Mata Atlântica afeta diretamente as espécies brasileiras que constroem seus ninhos geralmente em troncos de árvores e cavidades no chão. Algumas espécies de abelhas já entraram na lista de risco de extinção e, em algumas regiões, já estão extintas, o que acarreta enormes consequências, dentre elas, a extinção de espécies vegetais, desequilíbrio na cadeia alimentar e crise econômica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 09h32 - Fonte: Climatempo
20°
Céu encoberto

Mín. 18° Máx. 25°

20° Sensação
15 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias