Terça, 29 de Setembro de 2020 09:57
+55 11 94087-6185
Saúde Saúde

ESTUDO DA ONU REALIZADO EM 2017 MOSTRA QUE 4,8% DA POPULAÇÃO MUNDIAL DEPENDE DE ALGUM TIPO DE DROGA ATÉ O PONTO DE RECORRER A UM TRATAMENTO

ESTUDO DA ONU REALIZADO EM 2017 MOSTRA QUE 4,8% DA POPULAÇÃO MUNDIAL DEPENDE DE ALGUM TIPO DE DROGA ATÉ O PONTO DE RECORRER A UM TRATAMENTO

05/02/2018 15h17
864
Por:
Imagem: Banco de Imagens do Google
Imagem: Banco de Imagens do Google

Relatório anual do Departamento de Drogas e Crime da ONU, realizado em junho passado, diz que 200 milhões de pessoas em todo o mundo utilizam algum tipo de substâncias psicoativas e mais da metade as consome ao menos uma vez ao mês. No topo do ranking, principalmente em países da América do Sul e Norte, está a maconha como a droga mais comercializada e consumida.

 

De acordo com a UNODC, no Brasil, além da maconha, a cocaína também teve um aumento significativo no último ano e o resultado deve-se pela facilidade de obter as drogas pelas rotas de tráfico vinda da Colômbia, Bolívia, Paraguai e Peru.

 

Em março do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o consumo de drogas é responsável por cerca de meio milhão de mortes a cada ano no mundo, disse ainda que a droga precisa ser abordada como um problema de saúde pública e não apenas como uma questão criminal.

 

No Brasil cresce o debate sobre a melhor política para reduzir os danos causados pelas drogas, principalmente após a medida em que policiais Civis e Militares, a mando do Governo do Estado, realizou na região da “Cracolândia”, no centro de São Paulo, um ronda com o objetivo de acabar com tráfico e a concentração de dependentes na região.

 

Prevenção

Localizada na região de Parelheiros, a Comunidade Terapêutica Recanto da Benção (unidade masculina) – que atua na prevenção e no tratamento de pessoas com transtornos decorrentes de uso, abuso e dependência em álcool e demais drogas – recebe mensalmente cerca de 10 usuários. A maioria viciados em álcool, cocaína e crack.

 

De acordo com o diretor executivo da casa, Diego de Jesus Costa, dos 10 dependentes que aceitam a internação, apenas metade concluem o tratamento; este que é realizado no período de nove meses, visando a reinserção nos âmbitos psíquico, social, profissional e familiar do usuário. “Costumamos dizer que o tratamento do depende começa quando ele sai da casa, pois é quando ele terá que colocar em prática tudo o que ensinamos aqui dentro, além da mudança total de vida”, comenta.

 

Depoimentos de usuários em tratamento

Eu comecei a usar droga (crack e cocaína) em 79, com 13 anos, e parei somente quatro semanas antes de procurar a clínica. Nesse meio tempo eu perdi a minha família e bens materiais”, diz Samuel Pereira Lima, 53, em recuperação há quase três meses.

 “Usei maconha por 5 anos, desde os 14 anos, por conta de problemas familiares. Com o tempo, após ter perdido os meus pais, eu percebi que eu precisava de ajuda. Foi aí que decidi me internar na casa”, Edvaldo Mendes Júnior, 20, em recuperação há nove meses. 

 

Quais as principais causas que levam o ser humano a fazer o uso de substâncias?

Especialistas afirmam que as pessoas não fazem o uso e consumo de drogas pelos mesmos motivos. As causas podem variar e serem inúmeras também, como: pobreza, violência física e emocional, incentivo ao uso etc. Assegura ainda que o dependente não a consome por prazer, mas porque a droga é suficientemente poderosa para ativar o sistema de recompensa cerebral.

 

Como agem as drogas no cérebro?

A psicologia divide os efeitos da droga em três grupos: as depressoras, as quais diminuem a atividade cerebral da pessoa; as estimulantes, que aumentam a atividade do cérebro deixando o usuário “elétrico”; e as perturbadoras, responsáveis por provocar delírios e alucinações no consumidor.

 

O que acontece quando o consumo de substâncias é interrompido?

Clinicamente falando: A Síndrome de abstinência, que pode variar de acordo com a droga consumida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 09h53 - Fonte: Climatempo
20°
Céu encoberto

Mín. 18° Máx. 25°

20° Sensação
15 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias