Sábado, 19 de Junho de 2021 05:56
(11) 99639-7423
Saúde Vacina Pfizer

Após receber primeiro lote de vacinas da Pfizer, Prefeitura de SP começa a distribuir doses em UBSs

Imunizante será usado para vacinar contra Covid-19 idosos de 60 a 62 anos a partir desta quinta (6). Cidade de SP recebeu na terça-feira (4) 135.720 doses no Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, na Zona Norte da cidade.

05/05/2021 11h54
1.527
Por: Redação Fonte: G1 - O Portal de Notícias da Globo
Lote com vacinas da Pfizer chega a SP nesta terça — Foto: Reprodução/TV Globo
Lote com vacinas da Pfizer chega a SP nesta terça — Foto: Reprodução/TV Globo

Após recebimento do primeiro lote de vacinas contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech, a Prefeitura de São Paulo começa a distribuir as doses entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nesta quarta-feira (5).

As 135.720 doses da vacina serão utilizadas para imunizar os idosos de 60, 61 e 62 anos a partir da próxima quinta-feira (6).

O prefeito em exercício, Ricardo Nunes, e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, acompanharam a chegada das primeiras doses na terça-feira (4). Segundo Ricardo Nunes, o imunizante será disponibilizado nas 468 UBSs da capital.

O secretário da Saúde informou que neste primeiro momento, a vacina da Pfizer não será disponibilizada nos drive-thrus. "Os técnicos do Ministério da Saúde pediram, na última sexta-feira, aos nossos técnicos para que a gente não utilizasse ainda neste momento nos drive-thrus".

Com isso, a cidade terá a aplicação de três imunizantes diferentes simultaneamente: a vacina da Pfizer nas UBSs, da Astrazeneca nos drive-thrus e a CoronaVac está sendo usada nas UBSs apenas para a segunda dose.

Segundo o governo estadual, o município recebeu as doses nas temperaturas entre -25ºC e -15ºC, podendo permanecer nesta faixa por até 14 dias.

Para aplicação, a Secretaria Municipal da Saúde irá proceder com o descongelamento da vacina para +2ºC a +8ºC e encaminhará para as unidades de saúde para utilização no prazo máximo de até 5 dias.

A prefeitura diz que o município de São Paulo alterou uma de suas câmaras frias, de 100 m3, para -25ºC. Ela terá condições de acondicionar 4 milhões de doses durante 14 dias, conforme orientação da Pfizer.

A cidade conta ainda com outras câmaras em quatro pontos de distribuição. Também está disponível transporte especializado para vacinas congeladas.

Armazenamento

As doses da vacina da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde recomendou que as vacinas do primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais do país, "de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra".

O primeiro lote, com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech comprado pelo Brasil, chegou ao país na quinta-feira (29). Ao todo, o governo federal tem contrato para 100 milhões de doses.

A pasta recomendou que, se possível, a vacinação ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa.

Distribuição e público-alvo

Na segunda (3), o Ministério da Saúde começou a distribuir os lotes do imunizante pelo país.

Nesta primeira fase, estados e o Distrito Federal receberão 499.590 vacinas referentes à primeira dose do imunizante. A vacina é administrada em duas doses.

Segundo o governo federal, a vacina será destinada para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Entretanto, estados e municípios têm autonomia para seguir com estratégias locais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 05h44 - Fonte: Climatempo
14°
Céu encoberto

Mín. 14° Máx. 23°

14° Sensação
15 km/h Vento
88% Umidade do ar
20% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias