Sábado, 19 de Junho de 2021 05:56
(11) 99639-7423
Educação São Paulo

Centro de Mídias SP transmite formação de professores para enfrentamento da violência

Ação faz parte da campanha “Não se cale!” do Tribunal de Justiça de São Paulo, que conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado

10/05/2021 13h35
78
Por: Redação Fonte: Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo

Na última segunda-feira (26) o Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) deu início a uma série de transmissões voltadas a formação de professores e equipes escolares para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. A ação é uma parceria da Secretaria de Educação do Estado (Seduc-SP), via Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para promover a campanha “Não se cale!”, que incentiva e orienta a denúncia, por parte da sociedade civil, de casos de abuso e violência contra crianças e adolescentes.

A série de programas apresenta o trabalho desenvolvido por juízas, promotores, psicólogos  e assistentes sociais, dentro do Fórum Criminal da Barra Funda, com crianças e adolescentes vítimas de violência. Serão abordados aspectos importantes sobre a identificação de sinais de uma possível situação de violências física, sexual, psicológica e  negligência e também como agir de forma correta diante dessa situação e, proceder no encaminhamento aos órgãos de justiça.

“A apresentação dos programas nos instruirá a respeito do quanto nós educadores e a sociedade de uma forma geral, precisamos educar o olhar e a atenção, acerca do que as crianças e adolescentes têm comunicado, seja com expressões, gestos e palavras”, avaliou Adriana Cardoso, formadora da EFAPE.

As formações também tratam sobre a importância da articulação e do fortalecimento da rede de proteção, destacando o papel da escola, explicando as diferentes formas de violência e orientando os profissionais da educação quanto à postura técnica e ética que mais colabora para diminuir eventuais danos psicológicos no momento da escuta do relato e do sofrimento da criança.

Estão programadas outras três transmissões que acontecem nos dias 26 de abril, 10 e 24 de maio e 7 de junho no canal Desenvolvimento Profissional 1, no aplicativo do CMSP.

A magistrada Dra. Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes, uma das responsáveis pela campanha, avalia que a escola exerce um papel fundamental dentro da Rede de Proteção, tanto na prevenção, como na proteção da criança vítima de violência ou abuso. A juíza afirmou que são recorrentes os casos em que a revelação ocorre na escola, onde a vítima encontra na professora ou professor segurança para relatar os abusos, ou mesmo o docente percebe que algo de errado pode estar acontecendo e oferece uma escuta acolhedora, tomando as medidas adequadas e necessárias.

“Por isso essa ação conjunta entre a Secretaria da Educação e o Tribunal de Justiça é importantíssima. A formação dos professores e professoras sobre como fazer uma escuta especializada, sobre a importância de noticiar uma suspeita é essencial, assim como debater questões como diversidade, gênero e sexualidade. É urgente falar e conhecer esses assuntos complexos, somente assim avançaremos na proteção efetiva de nossas crianças e adolescentes, alcançando a cidadania desses sujeitos de Direito em desenvolvimento”, analisou.

Também colaboram com a campanha e com a formação o grupo de atores “Palhaços Sem Juízo”, que atua nas salas de depoimento especial em fóruns de São Paulo, junto a crianças e adolescentes vítimas de abusos. Os vídeos da campanha com a participação dos atores do grupo estão disponíveis no canal do TJSP no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=bGqAx3ta-CM)

Denúncias sobre maus-tratos, violência ou abusos contra crianças e adolescentes podem ser feitas gratuitamente pelo número de telefone 100, por qualquer cidadão, de forma anônima. O serviço funciona diariamente em todo o país, das 8 às 22 horas, inclusive em finais de semana e feriados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 05h44 - Fonte: Climatempo
14°
Céu encoberto

Mín. 14° Máx. 23°

14° Sensação
15 km/h Vento
88% Umidade do ar
20% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias