Sábado, 19 de Junho de 2021 06:15
(11) 99639-7423
Educação Educação

Deputados querem aprovar educação domiciliar 'a jato'

Sindicato pede mobilização contra a regulamentação do projeto que está sendo discutido na CCJ nesta terça

08/06/2021 15h42
30
Por: Redação Fonte: R7
Sessão da CCJ desta terça (8), presidida por Bia Kicis, discute projeto de homeschooling - (Foto: Youtube/Reprodução 04.05.2021)
Sessão da CCJ desta terça (8), presidida por Bia Kicis, discute projeto de homeschooling - (Foto: Youtube/Reprodução 04.05.2021)

A deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, tenta aprovar 'a jato' o Projeto de Lei que regulamenta a educação domiciliar (PL 3262/19) no país. O PL segue em debate nesta terça-feira (8). O Sinpro (Sindicato dos Professores) convocou a categoria para pressionar os deputados contra o PL.

O projeto proposto segue trâmite independente do texto da deputada Luísa Canziani (PTB-PR) sobre a modalidade. A proposta da deputada bolsonarista prevê que o ensino domiciliar não será mais configurado como "abandono intelectual do menor" , alterando o Código Penal. Desta forma, a prática poderia ser adotada pelas famílias sem as "balisas" colocadas pelo texto da deputada Luisa Canziani.

São Paulo cria limites para a adoção do  ensino domiciliar

Como a PL 3262/19 não discute a questão da educação propriamente dita, não passará pela Comissão de Educação da Câmara, o que acelera o processo.

O chamado homeschooling é uma das bandeiras de campanha do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e que tem a simpatia do ministro da Educação, Milton Ribeiro. A modalidade é discutida no Congresso desde 1995. Em 2018, o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que a prática não é inconstitucional, porém exige regulamentação.

A deputada Luisa Canziani foi escolhida pelo presidente da Câmara, Arthut Lira (PP-AL) para ser a relatora do texto que deve ser discutido na Câmara. O relatório prevê que as crianças sejam matriculadas em uma escola pública ou privada, mesmo que não frequentem. Caberá aos pais ou responsáveis o controle da frequência e de aprendizagem. As atividades desenvolvidas em casa deverão ser encaminhadas às escolas em que as crianças ou adolescentes estejam matriculados. E esses estudantes deverão passar por availiação.

Outro aspecto é o acompanhamento do conselho tutelar e a proibição do ensino domiciliar para os responsáveis legais que tenham ficha criminal. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 06h04 - Fonte: Climatempo
14°
Céu encoberto

Mín. 14° Máx. 23°

14° Sensação
15 km/h Vento
88% Umidade do ar
20% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias