Sábado, 19 de Junho de 2021 07:10
(11) 99639-7423
Saúde Saúde

Saúde municipal vai contratar 200 leitos não-Covid na rede privada

Os leitos complementarão a rede assistencial dos hospitais do município que está operando em quase toda sua totalidade

09/06/2021 11h27
1.105
Por: Redação Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo
Imagem: Banco de Imagens do Google
Imagem: Banco de Imagens do Google

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai contratar 200 leitos não-Covid, sendo 100 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 100 leitos de enfermaria, por 60 dias, prorrogáveis por tempo indeterminado. Com isso, será possível liberar leitos da rede para um eventual aumento nas internações por Covid-19. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (8) pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, em visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Praia, localizada na zona sul da cidade, que passou recentemente por obra de reforma com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Será feito um chamamento público para contratar leitos clínicos hospitalares para pacientes não-Covid junto a entidades e redes privadas. “O chamamento público será publicado no Diário Oficial eletrônico nesta noite”, disse o secretário.  

Os leitos servirão para complementar a rede assistencial dos hospitais gerais do município que está com grande parte dos seus leitos ocupada por pacientes diagnosticados com Covid-19. Em função disso, os leitos não-Covid estão praticamente totalmente ocupados.  

Segundo o secretário, a capital vive um momento de pressão na rede hospitalar por conta da elevação de internações. “A cidade precisa de um conjunto de leitos para atender à população que não está com Covid-19.” Edson Aparecido adiantou que pela primeira vez os leitos de UTI Covid-19 e não-Covid estão em um patamar muito elevado na cidade e que, por isso, a gestão municipal vai implantar mais 250 leitos de UTI até o dia 20 deste mês, para enfrentar a pandemia. 

 

Ampliação da vacinação e doses remanescentes

Por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI), a secretaria vai vacinar a partir desta quarta-feira (9) cerca de 8.000 profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) que atuam na linha de frente em serviços da proteção social básica junto à população em situação de rua. Serão imunizados 1.777 profissionais entre 18 e 30 anos, 2.509 entre 31 e 40 anos, 2.134 entre 41 e 50 anos e 1.567 com mais de 50 anos.
 

Além disso, a partir de hoje, pessoas acima dos 50 anos de idade que poderão receber as doses remanescentes nas UBSs. Seguindo as diretrizes do PMI, após vacinado o público-alvo estabelecido, caso haja dose remanescente próximo ao término das atividades do serviço de saúde, fica instituída aplicação nos seguintes grupos:  

- Pessoas com deficiência permanente, com mais de 18 anos de idade, moradores do território da unidade de saúde; 

- Estudantes de área técnica em saúde em estágio, independentemente do período de formação, nas categorias profissionais descritas no instrutivo de aplicações de doses da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa); 

- Pessoas com mais de 50 anos sem comorbidades. 

 

Cada unidade de saúde deve manter listas de espera com os usuários elegíveis em sua área de abrangência com telefones para convocação desse público. Em caso de dificuldade para destinação dessas doses remanescentes, a UBS entrar em contato imediato com a respectiva Supervisão Técnica de Saúde. 

 

Balanço das barreiras sanitárias 

Até ontem (7), 66.795 pessoas foram abordadas nas barreiras sanitárias implantadas pela gestão municipal, sendo passageiros de 661 ônibus e 680 voos, com 48 sintomáticos respiratórios e um caso positivo de Covid-19.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP

São Paulo - São Paulo

Sobre o município
São Paulo é um município brasileiro, capital do estado homônimo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul. São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo, em 2016, a 11.ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
São Paulo - SP
Atualizado às 07h05 - Fonte: Climatempo
15°
Céu encoberto

Mín. 14° Máx. 23°

15° Sensação
11 km/h Vento
88% Umidade do ar
20% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias