Sábado, 19 de Junho de 2021 06:27
(11) 99639-7423
Saúde Vacinação Covid-19

Prefeitura inicia vacinação para pessoas maiores de 18 anos em situação de rua

Imunização teve início nesta quarta-feira (9) e a meta é vacinar cerca de 14 mil pessoas desse público contra a Covid-19 na Capital

10/06/2021 11h16
1.112
Por: Redação Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo
Imagem: Banco de Imagens do Google
Imagem: Banco de Imagens do Google

A partir desta quarta-feira (9), a Prefeitura de São Paulo, por meio das equipes do Programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia a vacinação de cerca de 14 mil pessoas em situação de rua com mais de 18 anos no município de São Paulo.

 

“Esse não é um público que você não espera vir na UBS para ser vacinado, por isso vamos até ele, através da busca ativa da equipe do Consultório de Rua”, diz o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

 

Até 4 de junho, foram aplicadas 21.754 doses de vacina em pessoas em situação de rua com 60 anos e mais e pessoas em situação de rua cadastradas em centro de acolhida (CA).

O usuário recebe da equipe orientações e certificação de vacinação com determinação da 2ª dose conforme recomendação do laboratório fabricante.

 

Posteriormente, a equipe retorna ao centro de acolhida para aplicação da 2ª dose, conforme cronograma pactuado com o gestor do equipamento e prazos do imunizante.

 

Consultório na Rua

 

O Programa Consultório na Rua conta com 26 equipes, distribuídas nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que levarão as vacinas às pessoas que vivem em situação de rua com 18+, através de seus profissionais de Saúde. A vacinação será feita das 7h às 19h, até que essa população, que já está cadastrada e tem vínculo com o Programa, seja completamente vacinada.Além disso, outras três equipes farão o horário estendido até às 22h.

 

As equipes do Consultório na Rua atuam no âmbito da rede de Atenção Básica, promovendo a ampliação do acesso e da assistência em Saúde ao público atendido. As equipes são constituídas por profissionais de diferentes formações: médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, assistente social, psicólogo, agente da saúde de rua, agente social e administrativo e, em algumas unidades, cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal.

 

Os profissionais realizam abordagens e acompanhamentos em consultas e desenvolvem vínculos com as pessoas que vivem em situação de rua na capital paulista. Assim é possível fazer a orientação e manter uma escuta qualificada, além de atuarem na oferta de curativos, medicações e vacinações, entre outros procedimentos.

 

Para o enfrentamento da Covid-19, durante o período de pandemia, as equipes têm intensificado ações de abordagem com orientação sobre o novo Coronavírus, prevenção, sinais e sintomas da doença. Além disso, tem sido realizada uma busca ativa de sintomáticos em locais de maior concentração de pessoas em situação de rua e monitoramento dos suspeitos/confirmados, para posterior encaminhamento aos Centros de Acolhidas. A distribuição de máscaras de tecido e itens de higiene, incluindo álcool em gel, também tem sido uma ação recorrente durante a pandemia.

 

Entre abril de 2020 a maio de 2021, as equipes dos Programas Consultório na Rua e Redenção na Rua realizaram 250.958 abordagens de pessoas em situação de rua.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 06h24 - Fonte: Climatempo
15°
Céu encoberto

Mín. 14° Máx. 23°

15° Sensação
11 km/h Vento
88% Umidade do ar
20% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias