Sábado, 31 de Julho de 2021 23:27
(11) 99639-7423
Educação São Paulo

Presos de São Paulo participam de exame para conclusão dos estudos  

Avaliação do Encceja para os privados de liberdade ocorrerá em outubro e serve para certificar jovens e adultos

16/07/2021 15h00
116
Por: Redação Fonte: Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

Mais de 25 mil reclusos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo terão a chance de concluir os estudos nos ensinos fundamental e médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).  

Ao todo, 25.811 presos estão inscritos para a prova. Realizado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja PPL serve para certificar, de uma forma mais ágil, participantes que não puderam ou tiveram dificuldades em finalizar o ensino regular na idade apropriada para cada nível.  

A finalização desta etapa escolar é uma porta de entrada para o ingresso dos reeducandos no ensino superior, em cursos profissionalizantes e em oportunidades de emprego ainda dentro do sistema prisional, mas, principalmente, quando em liberdade.  

Provas  

As provas irão ocorrer nos dias 13 e 14 de outubro. O primeiro dia será destinado aos internos que pretendem se formar no ensino fundamental e contará com tópicos de Línguas Portuguesa e Estrangeira Moderna, Ciências Naturais, Matemática, Artes, Educação Física, História, Geografia e Redação.   

Já no segundo dia, os candidatos à conclusão do ensino médio irão responder questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.   

Certificação  

Para obter o certificado, o participante deve atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de cinco pontos na prova de redação, adicionalmente à nota mínima das matérias de cada módulo.   

Remição de pena  

O exame também gera remição de pena aos participantes que atingirem nota para certificação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 23h09 - Fonte: Climatempo
12°
Céu encoberto

Mín. Máx. 17°

12° Sensação
11 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias