Sábado, 31 de Julho de 2021 22:39
(11) 99639-7423
Covid-19 Variantes Covid-19

Capital registra oito casos da variante delta no município

Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz rastreamento de todos os casos para identificar origem da contaminação

21/07/2021 10h44
1.112
Por: Redação Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo
Imagem: Banco de Imagens do Google
Imagem: Banco de Imagens do Google
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a cidade registrou oito casos da variante delta do novo coronavírus no município. São quatro na região da Mooca, Belenzinho, Aricanduva, na zona leste e dois na Vila Guilherme, zona norte. 
Os resultados foram obtidos a partir de uma análise dirigida com 60 testes positivos obtidos nesses locais. Além desses, outro caso foi verificado com base em análises de uma paciente de um hospital privado no município. Esses sete casos se somam ao do homem de 45 anos que apresentou o primeiro teste para a variante delta na capital, em 7 de julho. Todos os pacientes diagnosticados com a variante delta estão bem.
 
O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, diz que o rastreamento é essencial para que esses casos sejam descobertos. "Seguiremos com as medidas de rastreamento de todos esses casos, que serão acompanhados pelos nossos técnicos e profissionais para saber se houve contato com viajantes", disse o secretário. "Seguimos enviando os testes, por amostragem, para os institutos Butantan, Adolfo Lutz e de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP)."
 
Sobre o retorno presencial às aulas em agosto, Aparecido disse que a capital foi uma das poucas cidades do mundo que não tratou a educação como um setor da economia. "Nos baseamos no trabalho da Vigilância Sanitária e nos inquéritos sorológicos com professores, funcionários e alunos das redes pública e privada. Além disso, monitoramos todos os surtos de síndrome gripal nos territórios."
 
O secretário disse que, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 - até o início de agosto, mais de 80% dos paulistanos deverão ter tomado a primeira dose ou a dose única no município -, é possível ter um retorno com segurança às escolas.
 
"Trabalhamos com base na fotografia da pandemia do momento. Ela nos permite avançar ou mesmo recuar, caso necessário. Neste momento é possível ir normalizando a vida na cidade. Preparando a população para a melhor maneira de enfrentar a pandemia", disse.
 
A Covid-19 na cidade
 
A SMS informa que mantidas as condições atuais, a cidade caminha para um cenário mais controlado da doença. A projeção é a de que em 1º de agosto as internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias voltem para o patamar de dezembro do ano passado.
 
Até ontem (19), o município tinha 688 pessoas internadas em UTIs, o que equivale a 53% dos leitos ocupados. Nas enfermarias, eram 438 leitos ocupados (32%).
 
Outro dado relevante é que a cidade espera vacinar todas as pessoas maiores de 18 anos com a primeira dose ou a dose única da vacina contra a Covid-19 até o dia 15 de agosto.
 
A baixa no número de internações passou a ser mais visível depois que 40% da população elegível, de até 18 anos, foi vacinada. Hoje, esse número supera os 70%.
 

 

O município aplicou, até esta segunda-feira (19), 8.787.520 doses de vacina contra a Covid-19. São 6.426.577 (D1), 2.056.250 (D2) e 304.693 doses únicas, o que equivale a 25,6% da população elegível vacinada com a segunda dose ou dose única. Atualmente, um em cada quatro paulistanos já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a dose única do imunizante.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 22h28 - Fonte: Climatempo
12°
Céu encoberto

Mín. Máx. 17°

12° Sensação
11 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias