Sábado, 31 de Julho de 2021 22:47
(11) 99639-7423
Dia a Dia Clima & Tempo

Por que os recordes de frio costumam ser no extremo da Zona Sul de São Paulo?

Diferença de temperaturas mínimas chega a ser maior que 10ºC entre distritos da capital paulista. Vegetação, represas e proximidade da Serra do Mar esfriam o extremo Sul da cidade, dizem os especialistas.

21/07/2021 11h00
1.190
Por: Redação Fonte: G1 - O Portal de Notícias da Globo
Pessoas se protegem do frio na zona sul da cidade de São Paulo, na manhã desta terça-feira (20). O dia começou gelado em São Paulo, cidade que registrou a menor temperatura do ano. — Foto: Bruno Rocha/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Pessoas se protegem do frio na zona sul da cidade de São Paulo, na manhã desta terça-feira (20). O dia começou gelado em São Paulo, cidade que registrou a menor temperatura do ano. — Foto: Bruno Rocha/Enquadrar/Estadão Conteúdo

O morador de Engenheiro Marsilac, no extremo da zona Sul de São Paulo, enfrentou -2,3ºC na madrugada desta terça-feira (20), a menor temperatura em uma região da cidade dos últimos 17 anos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura.

A mais de 40 km dali, quem mora na Sé, no Centro da cidade, encarou uma temperatura mínima bem maior nesta terça: 9º C.

Nesta terça, capital paulista registrou a menor temperatura mínima do ano: foram 5,4ºC de média na cidade.

Com 29 estações meteorológicas espalhadas por São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registra a grande diferença entre as temperaturas mínimas da capital.

"A periferia da cidade sempre é mais fria em relação ao centro expandido", afirma o técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário.

Perus e outros bairros da Zona Norte, por exemplo, ficam perto da Serra da Cantareira, e também costumam registrar baixas temperaturas.

A Zona Leste, apesar de mais adensada, conta com uma ampla área verde que ajuda a baixar a temperatura nos termômetros da região: o Parque do Carmo. Na gelada manhã desta terça (20), a mínima em São Mateus foi de 2,1ºC.

Já o Centro da capital é pouco arborizado. "O Centro tem mais urbanização, ilhas de calor, aquele mar de prédios, tudo isso influencia", disse a meteorologista do Climatempo, Marina Vieira.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP

São Paulo - São Paulo

Sobre o município
São Paulo é um município brasileiro, capital do estado homônimo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul. São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo, em 2016, a 11.ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
São Paulo - SP
Atualizado às 22h28 - Fonte: Climatempo
12°
Céu encoberto

Mín. Máx. 17°

12° Sensação
11 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias