Quarta, 22 de Setembro de 2021 20:47
(11) 99639-7423
Educação São Paulo

Escola estadual Luiz Leite, em Amparo, terá Programa de Ensino Integral

Instituição completará 127 anos em outubro

25/07/2021 09h45
74
Por: Redação Fonte: Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

Educadores, direção e alunos da Escola Estadual – centenária – Luiz Leite, localizada no município de Amparo, comemoraram, no último dia 12 de julho, a notícia anunciada pelo governo do Estado de que a unidade fará parte do Programa de Ensino Integral (PEI) em 2022. 

“Já era do interesse da escola fazer parte do programa, uma vez que atendemos uma comunidade de bairros periféricos, recebemos estudantes em situação de vulnerabilidade social e realizamos um trabalho de aproximação e diálogo com a comunidade que faz toda a diferença na realidade do aluno”, explicou o diretor Éder Faria Soares. 

Tradição e respeito 

A escola completará 127 anos de existência em outubro de 2021 e sua história de formação remonta à união de oito escolas públicas que funcionavam na cidade, sendo cinco femininas e três masculinas. O antigo grupo escolar começou em um imóvel alugado e depois mudou para um prédio próprio, projetado pelo arquiteto Victor Dubugras.

“A tradição, a história e o respeito conquistado por uma escola tão antiga reflete não só nas questões educacionais, como também no desenvolvimento sociocultural da cidade de Amparo”, avalia Éder Soares. 

O nome do patrono foi adotado em 1976 em homenagem ao Barão de Socorro, Luiz de Souza Leite, um dos chefes políticos do município e, posteriormente, senador da República.  

Tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, pela Resolução 10, de 11/02/1987, a instituição atende 513 alunos dos ensinos fundamental (anos finais) e médio e faz parte da Diretoria de Ensino Região Mogi Mirim, que tem como dirigente Regina Navas Santos e supervisora Rosemary Barbosa. 

O que mais chama a atenção do diretor da unidade é o envolvimento entre alunos, corpo educacional e comunidade, possibilitando que os alunos tenham na escola um espaço de segurança e cuidado, sendo para muitos “a única opção de ambiente estável”, por causa da situação de vulnerabilidade social que se encontram. “Na escola eles se sentem respeitados, se sentem parte de um grupo e envolvidos com uma causa”, complementa. 

PEI

A partir de 2022, serão incluídas ao Programa de Ensino Integral (PEI) 778 escolas da rede pública estadual de 118 cidades. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas de 309 cidades. 

A EE Luiz Leite também faz parte do programa de revitalização Escola + Bonita, com previsão de atendimento pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) ainda este ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 20h33 - Fonte: Climatempo
13°
Alguma nebulosidade

Mín. 11° Máx. 18°

13° Sensação
20 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias