Quarta, 22 de Setembro de 2021 19:58
(11) 99639-7423
Cultura Cultura

Parelheiros ganhará estátua da escritora negra Carolina Maria de Jesus

Uma das primeiras escritoras negras no Brasil viveu seus últimos anos em Parelheiros e publicou o best-seller ‘Quarto de desejo’, sucesso traduzido em 16 idiomas.

27/08/2021 11h25
1.851
Por: Redação Fonte: Grupo Sul News
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A prefeitura anunciou que a cidade de São Paulo ganhará 5 novas estátuas homenageando personalidades negras que fizeram história na capital, após repercussão do incêncio na estátua de Borba Gato, em Santo Amaro. Dentre as personalidades, a escritora Carolina Maria de Jesus receberá a homenagem no Parque Lienar, em Parelheiros, extremo sul paulista.

Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, teve uma infância conturbada em Sacramento, Minas Gerais. Mudou-se para São Paulo em 1937 com muitas dificuldades, depois, mudou-se para a favela do Canindé, zona Norte.

Se sustentava catando papel na rua, como sabia ler e escrever, escrevia nos tempos livres. Tal costume fez com que o diário se transformasse no livro Quarto de desejo, em 1960, sucesso traduzido em 16 idiomas, transformando-se numa das primeiras escritoras negras do Brasil.

O sucesso mudou a vida da escritora, mudando Santana, zona Norte. Três anos depois, publicou o livro Pedaços de Fome Provérbios. Em 1969, mudou-se para Parelheiros, bairro mais distante da capital paulista. Morreu em 1977, aos 62 anos.

As outras estátuas são:

  • Músico e sambista, Geraldo Filme, na Praça David Raw, Barra Funda;
  • Da sambista e ativista Deolinda Madre, na Praça da Liberdade;
  • Atleta olímpico e tricampeão no salto triplo Adhemar Ferreira da Silva, no canteiro central da Avenida Braz Leme, na Casa Verde;
  • Cantor e compositor Itamar Assumpção, sem local definido.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parelheiros - SP

Parelheiros - São Paulo

Sobre o município
Parelheiros é um distrito localizado na zona sul do município de São Paulo. É o segundo maior distrito do município em extensão territorial, embora seja muito pouco povoado. Tem a maior parte da área coberta por reservas ambientais da mata atlântica — nele, se localiza a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos e parte da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bororé-Colônia. A região recepcionou a primeira imigração alemã no início do século XIX.
São Paulo - SP
Atualizado às 19h53 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 18°

13° Sensação
17 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias