Quarta, 22 de Setembro de 2021 20:18
(11) 99639-7423
Saúde Saúde

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô oferecem autoteste para HIV nas estações Luz e Capão Redondo

Realizada em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, iniciativa visa prevenção e tratamento precoce e respeita a privacidade do passageiro

08/09/2021 11h05
1.104
Por: Redação Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Como forma de apoio à campanha de testagem do HIV e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, cederam espaço nas estações Luz (Linha 4-Amarela) e Capão Redondo (Linha 5-Lilás) para ações em parceria com o Centro de Referência e Treinamento em DST/HIV-Aids-SP, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.

 

Nesses locais, será oferecido gratuitamente o autoteste de HIV disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que é realizado com amostra de fluido oral. O autoteste, prático e seguro, é um processo no qual a pessoa coleta sua própria amostra de fluido oral ("saliva") e, em seguida, realiza o teste - com acesso ao seu resultado de forma ágil. Ele pode ser realizado em um local privativo de sua escolha, sozinho ou com alguém de sua confiança.

 

O resultado do autoteste não é definitivo. Caso o resultado seja reagente, será necessário repetir a testagem. Recomenda-se que a pessoa procure um serviço de saúde e, confirmando-se a infecção, busque uma unidade de referência para início imediato do tratamento de HIV. Nos casos em que o resultado for não reagente (negativo para HIV), a equipe reforça a necessidade de manter as formas de prevenção.

 

Atualmente, uma das diretrizes do Programa Estadual de DST/AIDS é a realização/ampliação da testagem nas mais diversas oportunidades, com vistas ao diagnóstico precoce. "O teste anti-HIV é visto hoje como uma ferramenta/estratégia de prevenção, e seu resultado é essencial para a prevenção da transmissão vertical do HIV; para a realização de acordos entre casais; para indicação da PEP; para o tratamento como prevenção primária; para a discussão de prevenção combinada e gestão de risco", ressalta Marcia Fernandes, biomédica e coordenadora da atividade. Para saber mais sobre o autoteste, a secretaria disponibiliza informações no site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque DST/aids: 08000 16 25 50.

 

"Cuidar da saúde e da qualidade de vida dos passageiros é essencial e trabalhamos para que campanhas como essa estejam sempre na agenda da ViaQuatro e da ViaMobilidade", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

 

Serviço - Ações de testagem e distribuição de autoteste para HIV

08/09: Estação Luz - Linha 4-Amarela

09/09: Estação Capão Redondo - Linha 5-Lilás

Sempre das 10h às 15h

 

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

 

Sobre a ViaMobilidade:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

 

Sobre o Centro de Referência e Treinamento em DST HIV/Aids SP:

O Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP (CRT-DST/AIDS) é uma unidade de referência normativa, de avaliação e de coordenação do Programa Estadual para Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) no Estado de São Paulo. Além de coordenar o Programa Estadual de DST/AIDS-SP, o CRT-DST/AIDS tem por finalidade: elaborar e implantar normas relativas às DST/AIDS, no âmbito do SUS/SP; elaborar propostas de prevenção; prestar assistência médico-hospitalar, ambulatorial e domiciliar a pacientes com DST/AIDS; propor e executar ações de vigilância epidemiológica e controle das DST/AIDS; desenvolver programas de formação, treinamento e aperfeiçoamento, como também desenvolver e apoiar pesquisa científica em seu campo de atuação e promover o intercâmbio técnico-científico com outras instituições nacionais e internacionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 20h13 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 18°

13° Sensação
17 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sexta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias