Venha você também para o Classificado Folha!
Ecoturismo

MARSILAC É UM PARAÍSO NATURAL

Esse é mais um texto feito por estudantes de jornalismo que visitaram a nossa região e pautaram temas relevantes para a população. A seguir matéria sobre benefícios de morar em Engenheiro Marsilac.

04/08/2016 16h31
Por: Redação
26

Repórter/Luana Madeiro

 

O bairro de Engenheiro Marsilac é considerado por muitos um paraíso natural perdido em meio ao caos da cidade de São Paulo. Apesar do fato de ser afastado, o que acarreta diversos problemas ao local, é também, por esse motivo que traz diversos benefícios e qualidade de vida a seus moradores.


A baixa densidade de carros e a presença de grande vegetação faz com que o ar seja mais puro, diferente do restante da capital paulista, dessa forma as chances dos moradores desenvolverem doenças crônicas são reduzidas. O contato com a natureza é algo presente no dia a dia dessas pessoas, os animas, cachoeiras e a agricultura, aliados fazem com que morar ali se torne ainda mais agradável.


No bairro não se encontram restaurantes do tipo fast food, lanchonetes e pizzarias, pelo fato de ser formado por vários sítios e áreas verdes, além da agricultura presente, é algo que torna os hábitos alimentares das pessoas mais saudáveis, trazendo assim diversos benefícios à saúde.


Sobre a saúde Yara, 20 anos, nascida e criada em Engenheiro Marsilac diz: “No bairro a saúde melhorou bastante, as consultas na UBS são marcadas com rapidez, os funcionários nos atendem muito bem, além de não haver falta de medicamento e de vacinas”. Esses fatos relatados pela jovem se devem ao posto de saúde atender a uma quantidade menor de pessoas, diferente dos demais da cidade, por conta de a demanda não ser tão grande, assim os funcionários conseguem atender a todos de maneira satisfatória. 


Já dona Benedita,80 anos, moradora de Marsilac há 30 anos relata: “Essa casa não possui muros e só recentemente coloquei porta na entrada, aqui é um bairro muito seguro, em todos esses anos nunca tive problema”. O fato de ser um bairro pequeno e todos se conhecerem torna a área mais segura, além de contarem com uma base policial e patrulhamentos sempre presentes.
Apesar de haver somente a escola E. E. Profª Regina Miranda Brant de Carvalho, a região possui a estrutura necessária para todas as crianças e jovens do bairro. Além de oferecer estudo completo até o ensino médio, conta com o programa - Escola da família, que disponibiliza cursos, jogos, leituras, pinturas e outras formas de lazer para a população. Conta também com uma biblioteca aberta ao público, porém a procura e interesse pela leitura dos moradores é bem baixa.


    Por estar sempre em evidencia na mídia em razão do ecoturismo, Marsilac vem tornando- se um bairro mais conhecido, chamando atenção para os benefícios de se viver em uma área verde com cara de cidade interiorana em meio à capital. Os moradores mais antigos não trocam o bem-estar e a qualidade de se viver ali.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 11h03
22°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 18°
22°

Sensação

13 km/h

Vento

69%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Fique em casa
Editais
Municípios
Fiqque em casa 2
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Fiqque em casa 3
Editais