Venha você também para o Classificado Folha!
Ecoturismo

Cachoeira de Marsilac dispõe de um parque de Eco aventura que recebe turistas do Brasil e do mundo

Cachoeira de Marsilac dispõe de um parque de Eco aventura que recebe turistas do Brasil e do mundo

29/07/2016 16h53
Por: Redação
54

Entre trilhas e corredeiras, o bairro do extremo sul de São Paulo se destaca como importante polo de ecoturismo da região
 

Repórter: Micaela Cristina

 

O bairro mais parece uma cidadezinha do interior, na pequena praça alguns restaurantes e pequenos comércios dão seu sopro de vida. A estrada de terra que leva até a cachoeira de Marsilac tem mais de 4 quilômetros e sua paisagem é cercada por mata atlântica e sítios.

 

Fundada há cerca de seis meses por Giuliano Prado, diretor de desenvolvimento, a operadora SelvaSP promove atividades de ecoturismo na região de Engenheiro Marsilac. A ideia do projeto é mostrar que ainda é possível a preservação ambiental na capital de São Paulo. Aos poucos, Marsilac se consolida como um dos locais mais importantes dentro do polos de ecoturismo da região. Pela sua diversidade e belezas naturais que atraem além dos residentes locais turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. 
A Cachoeira é apenas uma pequena parte de uma corredeira formada por aproximadamente outras 40 cachoeiras, sendo ela a de mais fácil acesso na região. Os turistas contam com mais de sete opções de esportes radicais como tirolesa, rapel, sup ou stand up paddle, bioa cross, rafting,  além de caminhadas nas trilhas. 

 

Vagner Fernandes, 34 anos, um dos gestores trabalha desde que o projeto começou. Ele afirma que a iniciativa aumentou o nível de conscientização da população que visita o lugar, que já contava com as leis de proteção ambiental da APA (Área de Proteção Ambiental) e o Polo de Ecoturismo de São Paulo: “ No final do ano retrasado, foram tirados daqui dois caminhões de lixo. Não tinha organização. Hoje tentamos conscientizar as pessoas a não jogarem lixo ou entrar com alimentos, e no final da monitoria fazemos a gincana da limpeza, hoje não se vê nenhum copo boiando na água. Se não tivermos esse cuidado, nossos filhos não verão isso’’, diz.

 

E é justamente essa organização e cuidado com a preservação que atraem turistas como Rosália do Nascimento, 38 anos, moradora de Santo Amaro. “ É a primeira vez que venho, gostei muito do lugar e da educação das pessoas, a cachoeira é bem limpa e é tudo muito organizado, pretendo voltar mais vezes’’.

 

Para Vagner, muitas pessoas escolhem Marsilac como opção pelo fato de estar dentro da capital de São Paulo: “ Isso atrai porque certos esportes em determinados lugares já se tornaram monótonos para muitas pessoas, então elas querem conhecer novos locais’’. Ele ainda destaca que a cachoeira pode ajudar a desenvolver a economia na região. Segundo o gestor, a vinda de turistas pode gerar um ciclo favorável para o pequeno comércio do bairro. “ Uma pessoa ao vir para cá, pode parar no comercio local e tomar um suco ou café entre outros produtos de seu interesse, almoçar no restaurante, ir ao posto de gasolina e abastecer, isso gerará uma renda local’’. 

 

O bairro localizado a cerca de 40 quilômetros do centro de São Paulo, se desenvolve a passos lentos, mas já obteve avanços, porém pode ser ainda mais explorado de forma ecológica: Engenheiro Marsilac é um pedacinho da natureza na capital que vale a pena ser visitado e preservado.

 

Serviços: Endereço: Estrada do Capivari, 5100 – Marsilac/SP

Site: www.selvasp.com.br

Email: [email protected][email protected]

Giuliano [email protected]

Tel.:(11) 96946-8226 / 94727-4296 / 99503-5616.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 11h55
22°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 18°
22°

Sensação

19 km/h

Vento

69%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Fique em casa
Editais
Municípios
Fiqque em casa 2
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Fiqque em casa 3
Editais