Venha você também para o Classificado Folha!
Ecoturismo

SITIO MARAVILHA

SITIO MARAVILHA

19/04/2016 15h49
Por: Redação
822

Para aqueles que não conhecem, Embura do Alto é um bairro situado no extremo sul do município de São Paulo que ainda possui uma área verde considerável juntamente com outros bairros do entorno como Engenheiro Marsilac.

 

Na verdade, toda a região pertence a uma unidade de conservação do APA e está dentro do Polo de EcoTurismo de São Paulo.

 

 

Se quiser saber um pouco mais dessa unidade visite a pagina no face do “Selvasp Parque de Aventura – Ecoturismo” Só para se ter uma ideia da importância dessa área ainda preservada, nas proximidades fica um dos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar: o Curucutu. O local que visitamos é uma propriedade privada e para visitação um dos contatos e via operadora da SelvaSP  contato 11-969468226 para agendar e obter mais informações de atrativos da região.

 

Essa prática vem crescendo na região por conta do aumento do interesse de praticantes de caminhadas em matas.

 

Os valores variam de acordo com as atividades contratadas. Para contratá-los acesse: www.facebook.com/selvaspparquedeaventura/

 

A trilha que fizemos se chama Cachoeira do Sagui, muito conhecida pelos locais, ela tem quase dois quilômetros e meio (ida e volta) e da para fazer em duas horas de boa porque  o nível é baixo.

 

  PRATICA DE CARVOARIA SÉC XX

 

O interessante do local é que ainda preserva uma das antigas atividades da região, a carvoaria. Ao longo do trajeto encontramos alguns vestígios de fornos para a produção de carvão, sendo que um deles encontra-se bastante conservado, embora não seja aconselhável adentrá-lo. Por ter havido algumas atividades extrativistas no entorno, a mata mescla partes com um certo grau de conservação com partes em franca recuperação.

 

 

De qualquer maneira, iniciativas como a desse sítio são fundamentais para recuperar o que já foi desmatado, assim como de mitigar a extração de palmito e caça ilegal, atividades ainda presentes na região, além de garantir a continuidade da mata junto ao parque e de outros áreas de proteção.

 

Um fator que indica que o local apresenta recuperação é a presença ou vestígios de animais. Logo no começo e ao longo de toda trilha identificamos várias pegadas de anta!!! Não muito depois do início da caminhada fica a cachoeira do Oásis.

 

Na verdade são pequenas quedas que não forma piscinas. A meta era chegar na Cachoeira do Sagui, o que levou em torno de uma hora e meia devido as paradas para fotos, é claro!!! É uma queda pequena que forma uma piscina boa para banho com rochas grandes em uma das margens que é ideal para o descanso e para o lanche.

 

ÚNICO RIO LIMPO DA CIDADE DE SÃO PAULO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dia com sol deve ser bem proveitoso ali. Vale o registro de que essa cachoeira encontra-se no rio Capivari que junto com o rio Monos forma a bacia Capivari-Monos, a última que ainda não apresenta NENHUM trecho poluído no estado todo!!!

 

MONO CARVOEIRO

 

 

O Gestor do Parque Estadual Marcelo informou que recentemente  foi feito registro do primata o  Mono Carvoeiro ou Muriqui (Brachyteles arachnoides).

Teve esse nome adotado pelos carvoeiros do séc xx, pelo fato de ter o rosto todo preto, em semelhança aos homens que ao trabalhar passavam a mão no rosto que ficava todo preto.

 

NEBLINA DA SERRA.

Outra coisa interessante de registrar aqui é a possibilidade de presenciar a chegada da frente fria. Enquanto o restante da cidade apresentava um dia com sol, lá o tempo estava fechado com uma leve garoa em alguns momentos, o sol só se "manifestava" as vezes por entre as nuvens carregadas. Terminamos a trilha por volta das 14:30 e depois de meia hora, enquanto conversamos na varanda da residência do sítio podemos ver a neblina fechar sobre o topo das árvores. É o cavalo branco descendo, como eles fala por aqui.

 

Conheça mais da região de Parelheiros entre em contato com a Operadora SelvaSP. www.facebook.com/selvaspparquedeaventura/

F.969468226.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 09h35
20°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 18°
20°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Fique em casa
Editais
Municípios
Fiqque em casa 2
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Fiqque em casa 3
Editais