Venha você também para o Classificado Folha!
Cultura

CASA DE CULTURA É PREVISTA AINDA PARA ESSE ANO EM PARELHEIROS

Prédio destinado ao equipamento foi constituído em 2009, mas desde então desativado para fins culturais

13/06/2018 17h20
Por: Redação
665

O distrito de Parelheiros enfim receberá uma Casa de Cultura, após muita reivindicação e apelo da população e artistas locais. O projeto, há muito em tramitação, sairá do papel, e a previsão é que as obras sejam retomadas na segunda-feira (18) e a casa inaugurada ainda este ano, segundo a Secretária Municipal de Cultura; no local, atualmente, funciona a unidade do Conselho Tutelar de Parelheiros, que será transferida para um espaço localizado ao lado da Prefeitura Regional, Estr. Ecoturistica de Parelheiros, 5252 Jd. Dos Álamos. 

 

Em reunião realizada no espaço destinado à Casa no dia 11 de junho, a coordenadora das casas de Cultura de São Paulo, juntamente com o prefeito Adailson de Oliveira; Chefe de Gabinete, José Ap. Rodrigues; Engenheira Paula Leite Cordeiro; José Alberto, representante da SIURB e coordenador local de cultura, Bruno Christe; e assessores do Gabinete PRPA, discutiram os últimos detalhes das obras e de remanejamento.

 

Em entrevista, o prefeito regional Adailson de Oliveira declarou que “o Conselho Tutelar será transferido provisoriamente para um espaço cedido pela Prefeitura Regional até o final do ano, onde a Secretaria dos Direitors Humanos com a PRPA estudará um local adequado e definitivo. Em momento algum o conselho ficará desamparado, a Prefeitura Regional dará como sempre total apoio a esse equipamento que é de grande importância para a região de menor IDH da cidade de São Paulo”.

 

Questionados os moradores alegam sentirem falta de um equipamento cultural e afirmam que no bairro há poucas opções de lazer e cultura, limitando as opções. De acordo com eles, nem sempre é possível ou viável locomover-se para áreas mais centrais. 

 

Segundo Ciléia da Silva, 40 anos, Atriz e Palhaça, a petição a favor da Casa ainda está aberta no Fórum de Cultura, e o prédio para construção foi adquirido em 2009, mas nunca utilizado para o seu real objetivo. Ainda de acordo com ela, o equipamento cultural agregará a região, que tem carência social: “Somos um dos 2 únicos CEUs da cidade que não tem teatro, ou seja, não temos um local representativo para cultura, onde os artistas possam se encontrar, articular e manifestar sua arte. A Casa de Cultura vem de encontro para suprir essa carência. Claro que é pouco diante do tamanho e demanda que existe, mas pode ser o começo”, diz.

 

Joziane Soares de Sousa, 35 anos, Turismóloga e integrante do coletivo Sarauê (um dos projetos selecionados no Programa VAI II, que ocorre bimestralmente na Praça de Parelheiros), ressaltou também como um espaço cultural é uma responsabilidade social, já que “a cultura é um direito humano e também tem um papel importante no desenvolvimento social”; comentou ainda que “grande parte da

 

população da região não possui condições financeiras para frequentar programas culturais diversos, e isso faz com que o entretenimento e diversão fique vinculado a ver televisão, e quando possível, acessar a internet”.

 

Por fim, ambas as articuladoras culturais planejam desenvolver oficinas na área de formação artística e cultural, bem como promover a interação da comunidade e atender as demandas locais. “A proposta é que seja um espaço o mais agregador e democrático possível, tendo oficinas; incentivos a leitura; exposições; shows; teatros; contação de histórias; danças; circo; Hip Hop; capoeira; Grafite e saraus”, encerra Ciléia.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 09h35
20°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 18°
20°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Fique em casa
Editais
Municípios
Fiqque em casa 2
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Fiqque em casa 3
Editais