Venha você também para o Classificado Folha!
Cultura

COLETIVO JUVENIL DEBATE QUESTÕES DE CUNHO POLÍTICO E CULTURAL EM PARELHEIROS

Discutindo temáticas pertinentes à periferia, o coletivo Juventude Politizada Parelheiros, criado em janeiro de 2016, propõe uma série de atividades culturais para o fortalecimento e troca de conhecimentos dos jovens na região.

25/09/2017 12h43
Por: Redação
Fonte: Por: JJúlia Cruz
853

De uns tempos para cá, é notável o crescimento e fortalecimento de movimentos juvenis na tomada de decisões políticas no Brasil. Indo de antemão a essa narrativa, jovens moradores de Parelheiros se unem em prol de uma iniciativa que está disposta a dialogar com pessoas protagonistas das suas próprias histórias.

 

Com a proposta de promover rodas de conversa, debates, saraus e oficinas culturais na região, de forma itinerante, o grupo Juventude Politizada Parelheiros, formado por 8 integrantes, todos estudantes e residentes em bairros localizados no distrito, nasceu da inquietação em mostrar que a juventude periférica está sim na ativa pela luta e garantia de políticas públicas, como também está disposta a dialogar na sua própria comunidade.

 

"Nós olhávamos para Parelheiros e víamos a juventude muito alheia no que acontecia no meio social e político, por isso o nome é Juventude Politizada Parelheiros, pois a gente via a necessidade aqui, do nosso bairro está ligada no que acontece. O distrito é longe e as coisas parecem que demoram para chegar aqui”, afirma o estudante e integrante do coletivo, José Dehon Sampaio Filho, 17.

 

Para o estudante Philippe Alexandre, morador do bairro de Colônia, a essência do grupo se dá devido à falta de proximidade entre a classe juvenil na região. "A ideia é mostrar para os jovens que principalmente nós da periferia não estamos esquecidos e que cada vez mais temos que ocupar nossos espaços na sociedade, além de nos reconhecer, fazendo essa troca de conhecimento e experiência."

 

Recentemente, o coletivo foi contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais I (VAI), gerido pela Secretária Municipal de Cultura (SMC), com o objetivo de apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades artístico-culturais, principalmente de jovens de baixa renda e de regiões do município desprovidos de recursos e equipamentos culturais.   

 

*Imagem: Kátia Cordeiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 11h13
22°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 18°
22°

Sensação

13 km/h

Vento

69%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Fique em casa
Municípios
Fiqque em casa 2
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Fiqque em casa 3
Editais