Venha você também para o Classificado Folha!
Cultura

CINEB ESTARÁ NA REGIÃO DE PARELHEIROS NO DIA 30/07/2016

CINEB ESTARÁ NA REGIÃO DE PARELHEIROS NO DIA 30/07/2016

26/07/2016 16h38
Por: Redação
857

GRÁTIS/CINEMA

 

 

 

             Serão exibidos os filmes “Apart Horta”, dirigido por Cecília Engels, e “Mãe Só Há Uma”, dirigido por Anna Muylaert. Cecília estará presente nas sessões dos dias 29 e 30 de julho e Anna no dia 5 de agosto, quando acontecem debates após as exibições dos filmes. A entrada para o CineB é sempre franca, mas é preciso retirar antes o ingresso.

 

              O instigante e democrático programa CineB, circuito itinerante e gratuito de exibição de filmes brasileiros em espaços comunitários e universidades em diversos bairros de São Paulo e Osasco, anunciou sua programação de julho e início de agosto. O projeto realiza sessões de filmes brasileiros, levando a experiência de uma sessão de cinema para as comunidades e instituições de ensino das periferias e com difícil acesso aos equipamentos culturais. Nos dias 29 e 30 de julho e 6 de agosto será exibido o filme “Apart Horta”, dirigido por Cecília Engels. Já no dia 5 de agosto, o filme será “Mãe Só Há Uma” (será uma das primeiras exibições do filme, que será lançado no dia 21 de julho), de Anna Muylaert. Cecília estará presente nas sessões do dia 29 e 30 de julho e Anna no dia 5 de agosto, quando acontecem debates após as exibições dos filmes. A entrada para o CineB é sempre franca, mas é preciso retirar antes o ingresso.

               O projeto realiza sessões de filmes brasileiros, levando a experiência de uma sessão de cinema para as comunidades e instituições de ensino das periferias e com difícil acesso aos equipamentos culturais. Desde 2007, foram realizadas cerca de 400 sessões, exibindo em torno de 90 longas-metragens e 60 curtas-metragens. Mais de 200 comunidades e bairros de São Paulo, Osasco e Região, além de 40 associações já participaram do projeto, que foi assistido por cerca de 50 mil pessoas. O CineB é realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções.

              Para proporcionar uma experiência mais próxima possível de uma sala de cinema, o projeto CineB conta com uma estrutura de exibição itinerante profissional e capaz de chegar a qualquer localidade. A estrutura é formada por telão, projetor, caixas de som, cadeiras, um painel luminoso, cartazes de divulgação, convites e pesquisas de avaliação do projeto. Também conta com um pipoqueiro exclusivo que serve pipoca gratuita em todas as sessões, com saquinhos padronizados e ainda tem sorteio de brindes e camisetas do projeto ao final de cada filme.

              O CineB percorre comunidades e realiza exibições em igrejas e associações comunitárias de bairros e também sessões especiais ao ar livre. “Em diversas ocasiões recebemos depoimentos emocionados, de pessoas que nunca haviam assistido a um filme em uma tela grande” conta o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos.

              O projeto incentiva e quer difundir ainda mais a cultura local. Por isso, atrações artísticas de cada comunidade são bem-vindas. Antes do início dos filmes, por cerca de 15 minutos se apresentam grupos de dança, música e teatro. “A ideia é aproveitar o espaço e o público para valorizar as iniciativas culturais do próprio bairro. As sessões do CineB já receberam apresentações de ballet, dança de rua, grupo de capoeira e música de viola”, conta Cidálio Vieira Santos, acrescentando que o CineB tem ajudado a democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, especialmente nas regiões mais carentes da cidade",

               A programação do CineB além dos filmes brasileiros recentes, tem o privilégio de contar com pré-estreias exclusivas. Ou seja, muitos filmes são exibidos em primeira mão nas comunidades e universidades que participam do projeto, antes de entrar no cinema. Isso porque os diretores e produtores reconhecem a importância do projeto em divulgar e promover o acesso ao cinema brasileiro.

               A exibição de curtas metragens no CineB fez tanto sucesso entre as pessoas, que demonstraram interesse em ter uma cópia desses filmes, que daí nasceu o Selo CINEB, uma coletânea anual com os curtas-metragens preferidos do público, vendidos a preço popular, após as sessões do projeto. Cada Selo CINEB custa R$ 5,00 e a renda é revertida para os diretores dos filmes e para as comunidades.

               A ideia inovadora teve seu reconhecimento pelo Ministério da Cultura, sendo premiado pela Secretaria da Economia Criativa e é muito apoiada por diretores e produtores.

 

 

 

Dia: 30 de julho, sábado, às 19h

Filme:  Apart Horta (55min, 2015)

Entrada: franca (com retirada de ingressos)

Público: o filme é aberto a todos, respeitando-se a classificação e a capacidade do local.

Local: Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

Endereço: rua Sachio Nakao, 28, Colônia Paulista, Parelheiros

Ponto de referência:  Cemitério da Colônia

Retirada de convites: falar com Sidnéia Chagas

Informações: [email protected]

Direção: Cecília Engels

Elenco: Sidney Santiago, Ângela Côrrea, Eduardo Silva e Luciana Paes

Gênero: Ficção Documentário

Classificação etária:  livre

Sinopse do filme Apart Horta 

Após o filme haverá um debate com a diretora Cecília Engels e o coordenador do projeto CineB, Cidálio Vieira Santos.

 

*Também serão exibidos os curtas-metragens “Dicas para fazer uma horta comunitária” e “Agricultura Urbana na História Mundial”

 

 

Sinopses dos Filmes

Apart Horta 

A baiana Nazaré vai a São Paulo pela primeira vez, para visitar seu irmão Natanael, que vive na cidade há oito anos. Natanel tem um estilo de vida voltado ao trabalho. Já Nazaré, vive uma relação saudável com as pessoas, a natureza e a alimentação. Aos poucos, trazendo seu axé e cultivando alimentos no apartamento, Nazaré germina a transformação no ambiente da vida de Natanel e do prédio em que ele vive.

Cecilia Engels, diretora e roteirista, paulistana nascida em 1986, é uma buscadora dos temas, com olhares sensíveis para as relações sociais. Estudou cinema na FAAP e especializou-se em direção de cena e roteiro na School of Visual Arts em Nova Iorque. Em 2014 recebeu o prêmio de Roteiro do Instituto Filma Brasil, pelo qual pode realizar o telefilme Apart Horta, sobre agricultura urbana. Através de um crowdfunding, produziu e dirigiu em 2014 o documentário “O Povo Dourado Somos Todos Nós (63min, 2015), com o empreendedor social e ativista da causa indígena Kaka Werá. Como curta-metragista, realizou quatro trabalhos: “Um Par a Outro”, que circulou em mais de 30 festivais pelo mundo e foi premiado como Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz; “Não deixe Joana Só”, que trata do alcoolismo pelo olhar de uma garota de 12 anos; “Meu nome é Bongo, Eu toco Djembe”, documentário sobre um percussionista que faz a vida no metrô de Nova York; e “No Que me Toca”, sobre uma mulher que resgata uma história vivida em outra vida.

Trailer do filme Apart Horta: https://www.youtube.com/watch?v=OQgLIFvhCUo

 

 

Dicas para Fazer uma Horta Comunitária

Quem vive em apartamento e quer ocupar um terreno baldio para fazer uma horta comunitária, pode conferir essas dicas da jornalista e agricultora urbana, Claudia Visoni. Ela cuida de três hortas em São Paulo e foi uma das fundadoras da Horta das Corujas e do grupo Hortelões Urbanos no Facebook!
https://www.youtube.com/watch?v=lk5SeQ-eZNk

Agricultura Urbana na História Mundial:
Já imaginou uma revista em quadrinhos com o Batman e o Superman plantando? Pois é, isso foi parte de um movimento que popularizou as hortas comunitárias nos Estados Unidos: os chamados Victory Garden. É o que apresenta este episódio extra de Minutos da Sustentabilidade!

http://youtu.be/i96PDE7yLkA

 

 

 

Veja aqui mais informações sobre o projeto CineB

 

Jornalista responsável: Airton Gontow (MTB: 18.574)

Telefones: (11) 99109-0688 e 4551-9775

e-mail: [email protected] - site: www.gontof.com.br

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 09h46
20°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 18°
20°

Sensação

7 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Fique em casa
Municípios
Fiqque em casa 2
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Fiqque em casa 3
Editais