Venha você também para o Classificado Folha!
Cidadania

Após 11 anos, moradores do Vargem Grande ainda esperam por melhorias

Após 11 anos, moradores do Vargem Grande ainda esperam por melhorias

19/01/2017 15h01
Por: Paloma Patrocínio
651

Há 11 anos, moradores  do Vargem Grande, região de Parelheiros, Zona Sul de SP, sofrem com o descaso do poder público em relação aos múltiplos problemas de infraestrutura, ocasionados pela falta de serviço e manutenção preventiva nas ruas e avenidas do bairro.

 

Resultado de uma cratera de meteoro, Vargem Grande foi construído sem qualquer tipo de fiscalização e regularidade fundiária, nem base de esgoto ou água potável. Desde o início, sofreu desmatamento e degradação ambiental em diversas áreas e extensões. Hoje, com uma média de 40 mil habitantes, mesmo depois de anos de evolução e crescimento, a população revive dificuldades semelhantes.

 

 

Há muito para ser feito ou a dar continuidade no local. As irregularidades podem ser vistas de todos os lugares. É só percorrer um pouco o bairro para notar as obstruções nas ruas e avenidas, resultado da falta de pavimentação, ou deparar com os esgotos a céu aberto, violando as condições sanitárias básicas.

 

Segundo relatos de moradores, é comum que as casas e os comércios, localizados nos pontos mais baixos do bairro, fiquem alagados em períodos de chuva forte. No verão, por exemplo, onde a potência da água tende a ser maior, cerca de trezentas famílias são prejudicadas pelos estragos causados pelas constantes chuvas. “Além de subir o nível da água na rua por conta do esgoto, as casas também alagam, sobra até para a creche que fica na parte mais baixa”, conta Juliane Lima.

 

Ainda de acordo com a população, pequenos reparos são feitos para prevenir que a água invada as residências ou para amenizar os danos já causados por ela. “Quando eu e o meu marido compramos nossa casa, os vizinhos disseram que deveríamos construir um pouco acima do nível da rua para não corrermos o risco de possíveis alagamentos. Mesmo assim, quando chove, empurramos a água com a vassoura para o córrego”, desabafa Cristiane.

 

Em 2010, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente autorizou parte das obras que deveriam ser realizadas no bairro como o recapeamento e a manutenção das vias, a substituição das calçadas por materiais ecológicos e a limpeza de córregos e esgotos. No entanto, mesmo depois de onze anos, quase nada foi feito.

 

Em entrevista dada ao jornal Folha de Parelheiros, O líder da região e dono da página “Vargem News”, criada com o intuito de informar e gerar discussões sobre assuntos de interesses da comunidade, Fernando Bike, alega que, por estar em uma área considerada de prevenção ambiental, Vargem Grande está sob inúmeras restrições e leis burocráticas que impedem determinadas obras na região. No entanto, Bike ressalta que não são justificativas para o não cumprimento do acordo, já que há uma licitação aprovada para realização e conclusão das obras.

 

Até o momento, somente 25% do proposto de fato foi feito. Ainda há muito trabalho a ser cumprido nas 65 ruas que cercam o bairro. Nesse meio tempo, os moradores continuam aguardando não só respostas como atitudes das autoridades em relação aos diversos problemas enfrentados diariamente.

 

A reportagem  procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura Regional de Parelheiros, mas não obteve respostas sobre o caso até a data da publicação desta matéria, pelo fato da transição de governo e dessa forma a inda tomou posse o responsável pela comunicação entre outros cargos.

 

 Em Vargem Grande ( SP) moram cerca de 40 mil pessoas

 

 Falta pavimentação é um dos  problemas do bairro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 18h42
14°
Alguma nebulosidade Máxima: 19° - Mínima: 11°
14°

Sensação

22 km/h

Vento

67%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ayumi
Bobs
Fique em casa
Editais
Municípios
Fiqque em casa 2
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Fiqque em casa 3
Editais