Venha você também para o Classificado Folha!
Cidadania

Há quatro anos, Clube do Cavalo oferece equoterapia

Na segunda edição impressa do Folha de Parelheiros contamos a história do Clube do Cavalo que oferece equoterapia.

14/12/2016 15h11
Por: Redação
Fonte: Por: Flaviane Fernandes
803

Pouco conhecido e caro; a equoterapia ajuda pacientes com necessidades físicas ou mentais.

 

Localizado na Estrada do Jaceguava, 1975, Parelheiros,  a Associação Clube do Cavalo garante há quatro anos atendimentos de equoterapia para pacientes portadores de necessidades físicas ou mentais. Administrado por Iris da Silva Araujo Pereira Dedize, Fisioterapeúta com aprimoramento em equoterapia, o local funciona de segunda a sábado e realiza uma média de 38 atendimentos por dia, exceto aos sábados quando o número é de 21. 


Em São Paulo, há pouquíssimos lugares que oferecem esse tipo de tratamento no qual o cavalo é o principal instrumento que promove melhorias físicas e psicológicas. Além de raro, as sessões são de alto custo e nem todos podem ter acesso. Na contramão, a Associação Clube do Cavalo garante atualmente atendimento para 112 pessoas;  entre elas,  93% são considerados  de baixa renda que não teriam condições financeiras de custear de maneira integral, ou seja, a mensalidade de 275 reais. Essas famílias são cadastradas no programa social, pagam cerca de 70 reais por mês. “É algo que enriquece a alma”, explica Iris. 


Para manter o lugar de portas abertas, a Associação busca parcerias com empresas do setor privado e também promove eventos como bazares e bingos; tudo com o intuito de permanecer garantindo o serviço. De acordo com Iris,  manter a estrutura como a manutenção do espaço, a alimentação, higienização e saúde dos animais ( seis ao todo) e equipe de funcionários que é formada por recepcionista, instrutor de equitação adaptada, psicóloga e duas fisioterapeutas; não é algo barato. O custo total de todas as despesas somam 17 mil reais; ainda sim ela diz que com esforço as contas  têm sido fechadas no azul. Mas, há espaço para quem queira contribuir. “Não importa o que você doe, mas a maneira como se doa”, diz.


Ela também explica que toda a equipe é preparada e treinada para atender os pacientes e, os cavalos são escolhidos com muito cuidado, uma vez que não é todo animal que pode ser usado no método. Eles precisam ser mansos, mais velhos e castrados. 

 

 

 

imagens/ Flaviane Fernandes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 00h42
12°
Céu encoberto Máxima: 20° - Mínima:
12°

Sensação

17 km/h

Vento

82%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ayumi
Bobs
Fique em casa
Editais
Municípios
Fiqque em casa 2
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Fiqque em casa 3
Editais