Venha você também para o Classificado Folha!
Cidadania

INDIFERENÇA PÚBLICA OBRIGA MORADORES DE ENGENHEIRO MARSILAC A CONVIVEREM COM FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO

"25% da população da Região Metropolitana recebem água de bacias hídricas que se encontram na região, mas a Sabesp se diz não responsável quanto a implantação do serviço de tratamento de esgoto no bairro."

26/07/2016 15h59
Por: Redação
868

Recentemente, a reportagem desse jornal visitou o bairro Engenheiro Marsilac para ouvir queixas de moradores relacionadas à falta de saneamento básico. O descaso público pode ser visto nas ruas, onde o esgoto corre.

 

Procuramos ouvir a Sabesp ( empresa responsável pela implantação do serviço e recebemos a seguinte resposta: "No Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo da Prefeitura de São Paulo, a região do distrito de Engenheiro Marsilac encontra-se em Área Rural e, para o contrato de programa entre a Prefeitura e a Sabesp, encontra-se em área não atendível, ou seja, sem a obrigatoriedade de atendimento com serviços de Saneamento Básico – Água e Esgoto, por parte da Sabesp.

 

Os estudos existentes propõem a implantação de um Sistema Isolado de Abastecimento, caracterizado por captação e tratamento da água no local, esta proposta se deu em virtude da longa distância que a área se encontra do Sistema Adutor Metropolitano – SAM, e visa evitar o avanço da ocupação urbana na região. Quanto ao estudo para implantação de esgotamento sanitário, recomenda-se a solução de sistemas unitários de tratamento de esgotos. Os estudos devem estar de acordo com a Lei Municipal 13.136/2001 (artigo 14), Leis Estaduais 898/75, 1.172/76, 9.866/97 e Decreto Estadual 9.714/77.

 

Como é conhecido por muitos encontra se em curso uma ação civil pública promovida pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) para que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), em conjunto com o Estado e o município de São Paulo providenciem a instalação da rede para os moradores".

 

Procuramos também a Prefeitura que se manifestou da seguinte forma por meio da Subprefeitura de Parelheiros: "A subprefeitura Parelheiros não tem acesso as informações dos projetos da Sabesp, sabemos que a área de Marsilac como uma boa parte do distrito não conta com o saneamento básico, este serviço não compete a subprefeitura".

 

O bairro é apenas um entre outros da região de Parelheiros onde a indiferença do setor público ou descaso de órgãos competentes podem ser notado dessa forma, ou seja, com ausência de serviços básicos, entre eles o tratamento de esgoto.

 

 Esgoto acumula  ao lado da Linha de Trem que passa no distrito

 

Viela por escorre o esgoto das casas em Engenheiro Marsilac

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 19h02
14°
Alguma nebulosidade Máxima: 19° - Mínima: 11°
14°

Sensação

22 km/h

Vento

67%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ayumi
Bobs
Fique em casa
Editais
Municípios
Fiqque em casa 2
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Fiqque em casa 3
Editais