Venha você também para o Classificado Folha!
Cidadania

POVOS INDÍGENAS

POVOS INDÍGENAS

29/02/2016 15h50
Por: Vagner Fernandes
1.067

Sim, eles ainda existem e merecem respeito! Quem mora em Parelheiros ou em bairros próximos da região, está acostumado a vê-los. Ora no terminal de ônibus, ora em outros espaços públicos! A maioria vem de suas aldeias o Morro da saudade e a Krukutu, localizadas no Barragem e outra no Curucutu. 
Confira mais detalhes no texto do site Vida Buena:

 

A distância da natureza com grande parte da juventude de São Paulo é tão grande que poucos sabem da existência de índios morando na sua cidade.
Mas eles existem e são lembrados todo dia do índio em matérias da TV que sempre mostram políticos com bebes índios no colo e fazendo promessas que nunca são realizadas.
O VIDA BUENA, sabe da importância da natureza e dos indígenas e convida os seus leitores a conhecer um pouco da história, da cultura desses povos que fora maltratados desde a descoberta do Brasil em 1.500.

Além dos índios Guarani Morro da Saudade, e da Aldeia krukutu em Parelheiros, temos também a Aldeia do Pico do Jaraguá, além de muitos índios como os Pankararú, originários de Pernambuco que vivem na Favela do Real Parque, os Fulniô e os Pankararé originários da Bahia que moram em vários bairros de São Paulo.
Passar um domingo nessas aldeias e conviver com uma cultura tão diferente, seria um aprendizado imenso para todos.
Ao conhecer seus hábitos, as suas dificuldades em se adaptar no convívio com culturas tão diferentes, pode ser um grande passo para que definitivamente se faça um movimento para que suas terras sejam reconhecidas, não só na cidade de São Paulo, como em todo o Brasil.

A promessa do DERSA

A Dersa concederá cerca de 300 hectares em terras, no valor aproximado de R$ 6 milhões divididos em duas áreas. Uma das propriedades ficará com a comunidade do Jaraguá (300 habitantes), na zona norte de SãoPaulo, e outra beneficiará as aldeias Krukutu (300 habitantes) e da Barragem (900 habitantes), situadas em Parelheiros, na zona sul da capital. Para a liderança indígena da aldeia Krukutu, Marcos Tupã, existe uma"pressão muito forte" sobre a comunidade devido à tendência decrescimento da região. Ele acredita que transferir parte da população para o novo território pode não ser uma solução definitiva para os problemas da falta de espaço e da ocupação em volta da aldeia. As terras indígenas da Barragem e Krukutu têm 26 hectares cada uma.Tupã acredita que seria necessária uma quantidade de terras ainda maior do que a oferecida pela Dersa para que as comunidades tivessem a área necessária para manter o modo de vida tradicional.

 

Localização das tribos:
No bairro de Barragem em Parelheiros, outra no Krukutu, também em Parelheiros na Barragem, e a terceira em Embu-Guaçu.

 

Fonte do texto http://www.vidabuena.com.br/…/763-indios-na-cidade-de-sao-p…

 

Fotos: Vagner Fernandes

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 00h31
12°
Céu encoberto Máxima: 20° - Mínima:
12°

Sensação

17 km/h

Vento

82%

Umidade

Fonte: Climatempo
Bobs
Ayumi
Editais
Fique em casa
Municípios
Fiqque em casa 2
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Fiqque em casa 3
Editais