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Seguro Desemprego

Seguro-desemprego representou 60% dos atendimentos do Cate nos primeiros dois dias de reabertura

Serviço ocorre com dia e hora marcados pelo site ou telefone da central 156 da Prefeitura em nove unidades dos Cates, que estarão fechadas no feriado de 1º de Maio

30/04/2020 17h36
Por: Pablo Walisson
Fonte: CAT
1.925

As nove unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo contaram com 795 atendimentos na quinta-feira, 30 de abril. Os serviços relativos ao seguro-desemprego representaram 60% dos atendimentos, já o requerimento do auxílio emergencial do governo federal foi realizado por 40% das pessoas que estão com dificuldade para ter acesso a esses benefícios. O serviço ocorre com agendamento pela central 156, que marca data e horário para evitar aglomerações nas unidades e assim preservar a saúde das equipes técnicas e da população contra o coronavírus.

 

“Essa retomada parcial dos Cates, em nove unidades, é uma forma de a Prefeitura contribuir com a população que tem tido dificuldade para acessar os benefícios do governo federal. As equipes da Central 156 foram reforçadas para ampliar o atendimento e quem agendar o serviço não deve deixar de comparecer com os documentos obrigatórios para conseguir o seu benefício”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

 

Entre as pessoas que compareceram às unidades do Cate para habilitar o seguro-desemprego, a maior parte foi para solicitar o seguro, representando 40% do total e 20% verificaram pendências com relação a este benefício.

 

Nesta sexta-feira, 1º de Maio, feriado pelo Dia do Trabalhador, as unidades estarão fechadas. O atendimento agendado será retomado na segunda-feira (4), entre as 8h e 17h, nas nove unidades, que contará com 1.400 pessoas agendadas.

 

Para facilitar o agendamento, o cidadão também pode utilizar a página principal do Portal SP156 no endereço https://sp156.prefeitura.sp.gov.brNo local, um pop-up aparece com os serviços públicos voltados ao enfrentamento da pandemia do coronavírus. Clicando na segunda opção disponível, o usuário acessa diretamente a página com todas as informações sobre o auxílio emergencial e seguro-desemprego e o link para ser direcionado para agendar eletronicamente o atendimento nas unidades do Cate.

 

Quem optar pelo contato com a central 156 por telefone, deve ficar atento à gravação do serviço e escolher as opções 0-4-4-2 do ambiente eletrônico para ser direcionado para agendar o atendimento no Cate mais próximo de sua casa.

 

Quem pode receber

 

Tem direito ao benefício do seguro-desemprego o trabalhador formal e doméstico, dispensado sem justa causa. O trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador também tem direito.

 

Já para ter direito ao auxílio emergencial do governo federal, será avaliada a renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, e de até três salários mínimos por família. Podem receber os desempregados, trabalhadores informais, MEI – Microempreendedores Individuais, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais e contribuinte individual ou facultativo da Previdência Social.

 

Documentos a serem apresentados nas unidades do Cate:

 

Para quem agendou serviços de Seguro Desemprego:

 

Para o Trabalhador Doméstico:

 

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

 

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

 

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

 

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

 

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

 

Para o Trabalhador Formal:

 

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

 

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

 

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

 

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

 

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

 

6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;

 

7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)

 

Para quem agendou a solicitação do Auxílio Emergencial:

 

1. Documento de Identificação com foto;

 

2. Número do CPF;

 

3. Aparelho de celular com numero ativo para recebimento do código de validação.

 

4. Caso não seja o único solicitante de seu grupo familiar, apresentar também o número de CPF e data de nascimento das pessoas que compõem seu grupo familiar

 

Unidades do Cate com atendimento emergencial, das 8h às 17h

 

Zona Norte

Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300
Cate Perus - Rua Ylídio Figueiredo, 349

 

Zona Sul
Cate Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
Cate Interlagos - Av. 
Interlagos, 6122

 

Zona Leste
Cate Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357

Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851

Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064

 

Zona Oeste
Cate Butantã - Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201

Internet

 

Seguro-Desemprego

https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego

 

Auxilio Emergencial do Governo Federal

https://auxilio.caixa.gov.br/          

 

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